Voith e Orten Electric-Trucks criam solução para eletrificação da frota atual de caminhões e ônibus

por Blog do Caminhoneiro

A transição para uma matriz de transporte livre de emissões de poluentes acaba de ficar muito mais barata para os transportadoras. A Voith e Orten Electric-Trucks, fabricante de caminhões elétricos, iniciaram uma parceria que pretende adaptar caminhões e ônibus, removendo os motores diesel, gás ou híbridos, e instalando a tecnologia de última geração do Voith Electrical Drive System (VEDS) em seu lugar.

“Graças à eletrificação, o transporte está prestes a sofrer uma grande transformação no sentido de uma operação mais limpa e sustentável. Para muitas cidades e operadoras, no entanto, a aquisição de novos ônibus e caminhões elétricos é um processo caro e demorado. Nossa opção de adaptação oferece uma maneira simples e econômica de preparar frotas de veículos para o futuro, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das emissões de CO2 e o aumento da mobilidade urbana”, diz Alexander Denk, vice-presidente de E-Mobility da Voith.

O sistema Voith Electrical Drive System consiste em um motor elétrico de 340 kW (460 cavalos), potência suficiente para uso em ônibus articulados ou de dois andares, ou caminhões médios e leves, por distâncias curtas e médias.

O sistema conta com um inversor refrigerado a água, que tem uma densidade de potência muito alta, e também com uma unidade de gerenciamento inteligente de unidade (DMU) controla todos os componentes e a recuperação do sistema.

Além disso, o VEDS inclui inversores auxiliares e uma caixa de distribuição de energia de alta tensão. Todos os componentes são perfeitamente combinados para proporcionar a maior eficiência possível à solução.

A Voiht fabricará todo o sistema, e caberá à Orten a instalação nos caminhões e ônibus. A Orten instalará o sistema da Voith, e também baterias, gateway e sistemas auxiliares desenvolvidos por ela.

“Com a rede mundial de vendas e serviços da Voith e os diversos anos de experiência da Orten Electric-Trucks na eletrificação de veículos comerciais, a parceria estratégica entre ambas as empresas oferecerá às operadoras uma gama completa de serviços para converterem suas frotas para acionamentos totalmente elétricos”, afirma Robert Orten, CEO da Orten Electric-Trucks.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!