Volvo e Daimler se juntam para desenvolvimento e produção de células de combustível

por Blog do Caminhoneiro

O Grupo Volvo e a Daimler Trucks AG assinaram um acordo de cooperação para desenvolvimento, produção e comercialização conjunta de células de combustível de hidrogênio para uso em veículos comerciais. As empresas esperam se tornarem líderes nessa tecnologia até 2050, ajudando o mundo a dar um grande passo em direção ao transporte sustentável e com zero emissões.

A Volvo irá deter 50% da Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co., uma empresa criada pela Daimler para desenvolvimento dessa tecnologia. O valor do acordo ficou em 600 milhões de Euros, cerca de R$ 4 bilhões em conversão direta.

Apesar do acordo inicial, a aprovação da negociação ainda depende da análise das autoridades.

Volvo e Daimler já tem experiência no desenvolvimento de diversas tecnologias em combustíveis alternativos, como eletrificação, por exemplo. Com a joint venture, as empresas esperam usar juntas a experiência de décadas no desenvolvimento de tecnologias com modularidade, eficiência e confiabilidade, principalmente. As empresas também são reconhecidas mundialmente pela qualidade, tecnologia e inovação dos seus produtos.

O foco principal é no desenvolvimento de um sistema que possa ser usado em caminhões pesados de longa distância, com potência na casa dos 300 kW (410 cavalos de potência). Com a evolução da tecnologia, o desenvolvimento de outros produtos, como geradores estacionários, também são esperados.

Apesar de colaborarem nessa área, as duas empresas continuam como concorrentes em todas as outras. A produção das células de combustível deve começar em três anos, com os primeiros testes com clientes, e a produção comercial está prevista para 2026 ou mais tarde.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!