Londres cria projeto para sucatear frota de caminhões Euro 5 ou mais antigos

Na Europa, desde 2014, está em vigência a norma de emissões Euro 6, que é bastante restritiva na quantidade de emissões de poluentes, como CO², NOx e materiais particulados, que veículos diesel podem emitir. Essa norma é até 90% mais rígida que a Euro 5.

Com a questão da redução da poluição na capital da Inglaterra, a prefeitura de Londres acaba de criar um projeto para sucateamento completo da frota de caminhões com mais de 10 anos de uso, anteriores ao Euro 6. Dentro da região geográfica da cidade, também passará a vigorar uma nova norma, onde apenas caminhões menos poluentes poderão circular a partir de março de 2021.

A prefeitura da cidade está oferecendo subsídios de até £ 15.000 (R$ 100 mil em conversão direta), para que os proprietários enviem seus caminhões antigos para desmanches, e comprem caminhões novos. O projeto permite também que o valor seja usado para atualizar o sistema de emissões de veículos antigos, mas o custo torna a operação menos viável que o sucateamento e troca por um novo.

Londres já tem um programa do tipo, que vale para vans e micro-ônibus mais antigos e poluentes. Em apenas 1 ano e meio desse projeto, mais de 5 mil veículos foram renovados na frota da cidade.

A expectativa da prefeitura com esse projeto é deixar o ar da cidade cada vez mais limpo, evitando o gasto de centenas de milhares de Euros com tratamento de problemas causados pela poluição.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio