A importância do check-up médico anual para os caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

Cerca de 35% da população brasileira nunca foi até um consultório para realizar um exame sem que estivesse sentindo alguma dor. Há uma categoria muito importante e que precisa desses cuidados a fim de realizar um check-up médico anual para os caminhoneiros.

São trabalhadores que estão sempre em posições desconfortáveis por horas a fio, além de terem noites de sono mal dormidas, bem como uma alimentação precária, e ainda estão constantemente expostos aos raios solares.

O check-up anual é algo bastante importante e deve ser feito por todos, independente de onde seja o seu local de trabalho. Afinal, estamos vivendo em um mundo onde o perigo poderá vir de um ser minúsculo, bem como de fatores maiores.

Portanto, fazer um check-up é uma forma de nos prevenir contra o aparecimento de alguma doença que possa vir a nos acometer.

Como fazer um check-up médico anual para os caminhoneiros através do SUS?

Infelizmente, o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), ainda é bastante falho no quesito a marcação de exames. Uma consulta poderá demorar dias, assim como também meses, mas os profissionais estarão sempre amparados pela Lei nº 13103/15.

É algo bastante imprevisível, afinal, trata-se de um sistema que visa atender a toda uma população. No entanto, essa categoria de profissionais vem sendo muito prejudicada, principalmente por não receber os cuidados certos ao longo de sua vida.

Para ter acesso a um atendimento gratuito, o caminhoneiro deverá seguir até a secretaria de saúde do local onde reside e solicitar a realização do check-up.

Há casos onde será necessário levar todos os documentos comprobatórios acerca de sua profissão, além dos pessoais.

Para muitos, o check-up médico anual para os caminhoneiros é uma espécie normal de consulta, no entanto, a realização dela poderá prevenir não somente doenças, mas acidentes nas estradas.

Afinal, caso o motorista pense que vai bem de saúde, irá fazer cada vez mais viagens de longa duração e em uma delas acabará acontecendo algo de ruim.

Portanto, a ida ao médico de maneira periódica serve para evitar possíveis contratempos, que chegam a custar a sua vida no final de tudo.

Mesmo sendo o SUS um sistema precário e que, às vezes, demore mais que o esperado para conseguir uma vaga, não desista, pois a saúde sempre está em primeiro lugar.

É possível fazer um check-up pelo plano de saúde?

Com a chegada do Coronavírus, a adesão a planos de saúde teve um aumento considerável no decorrer do ano. Afinal, o SUS anda com uma superlotação em seus leitos e transitar em hospitais com pacientes infectados, é algo que está fora de cogitação.

Um adendo importante na hora que estiver realizando a contratação de um plano é verificar se ele lhe dará direito a um check-up ou não.

O check-up médico anual para os caminhoneiros é uma cobertura imprescindível para estes profissionais na hora de assinar qualquer contrato.

Devido ao fato de estarem viajando de maneira constante, com um plano de saúde nacional a consulta poderá ser realizada em qualquer local onde exista uma unidade de determinada clínica parceira da seguradora.

O recomendado para os caminhoneiros no momento em que forem solicitar o seu check-up é optar pelo mais completo, uma vez que estão sendo submetidos a inúmeras viagens durante um período tão ocioso.

Geralmente, os exames tendem a variar desde os mais básicos, como o de sangue, até os mais complexos, como os oftalmológicos.

Afinal, um check-up médico anual para os caminhoneiros sem uma visita a um consultório que verifique como anda a sua visão seria até considerado incompleto, tendo em vista que os olhos são uma parte de sua ferramenta de trabalho.

Texto de Jeniffer Elaina

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

Celestino Gonçalves Filho 07/12/2020 - 15:01

O motorista pode fazer estes exames anualmente, mas tenho sérias dúvidas se ele descobrir que está com algum problema de saúde , vai parar para resolver a situação. De onde virá o dinheiro para o sustento da família ?

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!