Falta de motoristas tem crescido em ritmo alarmante na Europa

por Blog do Caminhoneiro

Os países europeus já tem enfrentado uma grande falta de motoristas profissionais há anos, mas o problema sem se tornando cada vez mais grave. Dados disponibilizados pela Organização Internacional do Transporte (IRU), mostram que a falta de motoristas na Europa aumentou de 23% para 36% em apenas um ano.

Isso se deve ao aumento acelerado da falta de motoristas em países como Polônia e Romênia, que passaram a ser fornecedores de mão de obra para outros países europeus nos último anos. Além disso, a idade média do caminhoneiro europeu está em 45 anos, com cada vez mais motoristas se aposentando.

Outra dado preocupante: Apenas 7% dos motoristas que atuam no transporte de cargas pela Europa tem menos de 25 anos. Isso quer dizer que os jovens tem cada vez menos interesse na profissão. Foram analisados dados fornecidos por 965 empresas do setor, de toda a Europa.

A falta de motoristas em 36% na Europa quer dizer que de todas as vagas em aberto, 36% não receberá nenhum candidato interessado. Diversas empresas já olham suas frotas parcialmente paradas por falta de profissionais.

Causas do problema

Condições de trabalho degradantes, baixos salários e tempo longe de casa. Para a maioria dos entrevistados, esses são os principais problemas enfrentados na estrada.

Para os motoristas, conduzir caminhões cada vez mais caros e tecnológicos, realizar e custear cursos, especialmente para transporte de cargas perigosas ou cargas especiais, e a responsabilidade na estrada precisam ser devidamente recompensados, com salários melhores e melhores condições na estrada.

Visando isso, algumas empresas já oferecem aos motoristas, principalmente aqueles que viajam entre os países europeus, a possibilidade de ficar mais tempo em casa, graças à viagens mais bem programadas, e também mais altos salários, além da criação de planos de carreiras, onde os motoristas poderão avançar para novos cargos dentro das transportadoras.

Mudanças

Para mudar o que está acontecendo no setor, a IRU está estudando programas, junto com governos, para reduzir a idade para obtenção da carteira profissional de motorista, passando, por exemplo na Espanha, para os 18 anos, ante 21 anos exigidos pela legislação atual.

Também devem ser desenvolvidos programas de estímulo para jovens ingressarem na profissão, que é um dos principais problemas, já que não existem jovens motoristas para repor as vagas daqueles que se aposentam.

As mulheres também passam a ter programas especiais de treinamento para operação de caminhões. Na França, um projeto do tipo já foi iniciado.

No Brasil

O Brasil vem seguindo os passos de outros países do mundo. De acordo com dados do Setcesp, o número de vagas em aberto já começa a superar o número de candidatos. Apenas em São Paulo, são estimadas mais de 500 vagas para motoristas profissionais.

Isso tem obrigado as empresas a investirem em treinamento e capacitação de novos motoristas, que, apesar de serem habilitados nas categorias profissionais, não tem experiência com caminhões.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

10 comentários
0

Artigos relacionados

10 comentários

Ted William 07/12/2020 - 18:37

Falta motorista ?
Motivos
Falta de respeito com a classe por parte dos embarcadores e clientes
Falta de respeito com a classe por parte das autoridades.
Falta de respeito com a classe por parte dos patrões.
Baixos salários.
Baixa qualidade de vida.
Falta de convívio familiar.
Falta de liberdade no serviço. Nossos veículos são filmados nas laterais, na frente, e dentro da cabine, mesmo parado quando estamos trocando de roupa.
O rastreador na primeira dúvida, bloqueia o veículo . Não importa se vc está numa rodovia , num centro urbano, fazendo uma manobra, não importa. Vc vai ser bloqueado. O rastreador tem o único objetivo se garantir o patrimônio da empresa. Tem mais uma lista de problemas que foram se amontoando através dos anos.

Reply
Rogério da Costa Cardoso 06/12/2020 - 20:01

Boa noite a todos….Se aparecer oportunidades pra trabalhar na Europa também aceito os dasafios…Tenho mas de 20 anos na profissão(cnh E)Curso do MOPP

Tenho 45 anos
Estou trabalhando no momento.(GRAÇAS À DEUS)

Reply
Sandro 06/12/2020 - 10:33

Bom dia ! Existe tb um outro grande problema. As empresas tem uma ridícula filosofia de exigirem experiencia para contratar. Assim, profissionais como eu, habilitados na Categoria D ou E no Espirito Santo, ficam refém da sorte, ou migram para outras áreas. Uma pena, mentalidades obsoletas como essas dos empresários, contribuem para uma economia cada vez mais retraida.
Infelizmente culpar o governo, seja de que partido for, é mais fácil do que assumir a própria ignorância.

Reply
Uriel 05/12/2020 - 22:38

Boa noite eu sou uriel de macaé. Trabalhei muitos anos em transporte, as empresas tem que dar mais valor aquele profissional que cuidam do bem material do patrao que é o caminhao .e dar um salário descente ao profissional que roda dia e noite graças a Deus eu nunca tive esse problema é isso que eu acho.

Reply
Manoel messias Ferreira de Souza 05/12/2020 - 21:01

A condição das nossas estradas brasileiras também é um forte ponto negativo…infelizmente nosso país só pensa em Roubar….esqueci dos sofredores que depende de boas condições na legislação….

Reply
Sydney 05/12/2020 - 20:12

Boa noite amigão ja ouviu fala da ibor transporte ak pega categoria E sem experiência

Reply
Weverson Clovis Silva Manzini 05/12/2020 - 16:49

Se aparecer alguma oportunidade pra que eu possa ir pra Europa trabalhar como motorista, aceito os desafios, aqui no Brasil está complicado demais….

Reply
Eduardobahia 04/12/2020 - 21:10

Acho é POUCO tem que faltar cada vez mais cada dia no dia que as pequenas e grandes Empresas Resolverem melhorar os Salários do choffer e as condições de trabalho essa situação irá melhorar até
Lá não custa sonhar…

Reply
Paulo sergio luna 04/12/2020 - 19:16

E os poucos motoristas que tem as empresas nao dao valor quando vc vai fichar te prometem mundos e fundos e quando vc começa a trabalhar a conversa muda

Reply
Afonso Jardim 04/12/2020 - 18:34

Sou motorista CNH E…curso mopp..carga fracionada…trabalho a mais de 10 anos dirigindo,toco.truck e bitruck….e nunca tive oportunidade p carreta…..apesar de ter insistido em transportadora…que não dão oportunidade..hoje com 52…perdi a esperança de ser estradeiro…

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!