PRF flagra MB 1313 com mais de 6 toneladas de excesso de peso no Piauí

por Blog do Caminhoneiro

A PRF flagrou um caminhão Mercedes-Benz L 1313, conduzido por um homem de 61 anos, com excesso de carga, na BR-343, em Parnaíba-PI.

Ao pararem o caminhão em uma fiscalização de rotina, os agentes constataram, pelo nota fiscal, que a carga transportada estava em 6,5 toneladas acima do permitido para o veículo, além de exceder em 5,5 toneladas a Capacidade Máxima de Tração do modelo.

O veículo foi retido até o transbordo da carga em excesso, e o motorista foi autuado pelo transporte de carga com excesso de peso, além de passar a responder processo por expor a vida ou saúde de terceiros a perigo direto e eminente.

A PRF informa que o excesso de peso desses veículo prejudica a vida útil do asfalto, o fluxo dos carros e ainda pode provocar acidentes, tornando maior o risco de colisões e tombamentos de carga.

O excesso verificado nas fiscalizações gera uma multa referente a infração de trânsito prevista no art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima de 1000 kg, a infração será considerada gravíssima e punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado. E o caminhão só é liberado após transbordo da mercadoria excedente.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados