VÍDEO: Caminhão FNM Elétrico já roda no Rio Grande do Sul

por Blog do Caminhoneiro

Uma das maiores novidades apresentadas neste ano foi a volta da FNM às estradas do Brasil. Diferente da Fábrica Nacional de Motores da década de 1960, a nova FNM significa Fábrica Nacional de Mobilidades, e tem nos modelos elétricos sua maior especialidade.

Desde abril de 2020, os caminhões vinham sendo desenvolvidos na fábrica da Agrale, parceira da startup Obvio!, que é a empresa por trás da nova FNM. Equipados com baterias e motores elétricos, os caminhões usam como base os modelos Agrale com cabine de fibra, e recebem a dianteira que remete aos clássicos FNM antigos.

Na última semana, as empresas divulgaram as primeiras imagens do FNM 833, com PBT de 18 toneladas, ainda não completamente finalizado, rodando em testes dentro da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul-RS.

No vídeo, o caminhão está sem os para-lamas da cabine, recebeu rodas de alumínio, luzes LED, e, no lugar dos tanques, estão posicionadas as baterias. Imagens do interior do modelo não foram apresentadas.

Essa versão tem motor elétrico com 350 cavalos de potência e torque de 3.500 Nm, que é o mesmo torque de modelos diesel como o Scania R 730. Esse torque chega às rodas assim que o pedal do acelerador é acionado.

A FNM Elétricos vai também desenvolver o modelo 832, com PBT de 13 toneladas, que deve ter uma potência pouco menor.

Ambos os modelos são voltados para operações urbanas, como distribuição de bebidas, e devem começar a ser produzidos em escala a partir do ano que vem. As pré-vendas já foram iniciadas.

A nova FNM também está desenvolvendo um sistema batizado de Re-Power, onde modelos diesel convencionais, como caminhões e ônibus, mesmo antigos, recebem toda a tecnologia de motores elétricos e baterias, que transformam esses veículos em zero emissões com menos custos.

Os preços dos modelos FNM 832 e 833 não foram divulgados ainda.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

2 comentários

Marcos 31/12/2020 - 10:37

Ficou top eu ainda colocaria retrovisores do Marcopolo g6 pra deixar esse caminhão mais lindo ainda

Reply
João Silva 30/12/2020 - 10:49

Enfim uma notícia excelente em meio a um ano tão conturbado, torço não só pela FNM mas também pela indústria brasileira de um modo geral, espero que a FNM seja o pontapé inicial… Parabéns a toda equipe envolvida neste grande projeto.

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!