DNIT irá usar equipamento inédito para simular tráfego e desgaste do pavimento na BR-116

por Blog do Caminhoneiro

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai começar a usar, nesta semana, o primeiro simulador de tráfego, visando avaliar o desempenho do asfalto de forma acelerada. O teste apresenta resultados de 10 anos de tráfego em apenas 30 dias.

Esse simulador permite avaliar o trabalho realizado pelas empresas contratadas pelo DNIT para os serviços de pavimentação, e também oferece a possibilidade de observar o desempenho dos materiais utilizados na obras, visando um melhor aproveitamento.

Com o uso de simuladores de tráfego, podemos ter maior confiabilidade no processo de calibração do MeDiNa”, destacou o diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello.

O uso do equipamento começa junto com o novo método de dimensionamento mecanístico-empírico MeDiNa, que tem como objetivo alcançar uma maior vida útil do pavimento.

Funcionamento

O sistema conta com dois pneus de caminhão acoplados a um semi-eixo, que pode ser carregado com uma carga pré-determinada. Esses sistema movimenta os pneus sobre o asfalto para a frente e para trás, numa extensão de sete metros.

Além da rodagem, o simulador permite controlar a temperatura e simular chuvas, para que o teste seja o mais próximo da realidade de uso. Com o passar do tempo, o pavimento vai sendo avaliado, verificando-se a evolução dos possíveis defeitos que irão surgir.

O diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT ressaltou ainda que o simulador de tráfego é uma boa ferramenta para testar materiais em pistas experimentais. Conforme explicou, podem ser realizadas diferentes seções-teste, com diferentes materiais e, com a utilização do simulador de tráfego, comparar quais estruturas se comportaram melhor, sem a necessidade de esperar durante anos pelo resultado.

O simulador de tráfego está instalado na seção-teste incluída no Programa PROMeDiNa, executado pelo DNIT na BR-116/BA. Esta é a primeira vez que uma rodovia federal do DNIT tem a realização deste tipo de teste. A previsão é obter, em março, o relatório final da avaliação.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!