Kenworth é transformado em motorhome de R$ 4,1 milhões
Quem tem dinheiro e gosta de estrada na Austrália, agora pode comprar um super motorhome construído usando como base um Kenworth T410, que recebe uma carroceria com acabamento de iate de luxo. O valor do veículo, com tudo incluso, fica em 1 milhão de dólares australianos, cerca de R$ 4,17 milhões.
O gigante é construído pela STG Global, empresa referência em construção de carrocerias para caminhões, mas a maioria voltadas ao trabalho. A construção do T410 Dreamliner visou preencher uma lacuna no mercado australiano de veículos recreativos de luxo.
A empresa diz que o caminhão tem 500 cavalos de potência, muito luxo, e pode comportar com conforto até seis pessoas.
O Dremliner mede 12,3 metros de comprimento, e tem dois quartos, sofá cama, cozinha, sala de jantar, banheiro completo, com sanitário, chuveiro e pia. Para tudo ficar bem dentro dele, o veículo tem 2,45m de largura e 4,1m de altura, com 2,13m de altura interna e 33m² de piso, totalmente aquecido no interior.
Na parte traseira, sobre o chassi, existe uma garagem especial para carro ou motos, que dispensa o uso de um reboque separado para os veículos.
O objetivo da empresa, que foi atingido, era construir o melhor motorhome possível para a Austrália, baseado no estilo norte-americano, para viajantes australianos exigentes. A empresa realizou visitas à empresas dos Estados Unidos em 2019, antes de conceber o projeto para a Austrália.
Foram 18 meses entre pesquisa e desenvolvimento do veículo, que foi construído com inovação, qualidade de habitação, confiabilidade e durabilidade.
O habitáculo do veículo é extensível para os lados, aumentando a área interna, e tem quatro pés hidráulicos para nivelamento automático. Todos os controles, como iluminação, aquecimento, ar-condicionado e outros são realizados por uma tela touchscreen, e o veículo usa eletricidade de um gerador Cummins.
Ainda existe um depósito para até 600 litros de água, e mais dois tanques para água suja, da pia, chuveiro e banheiro.
Na sala existe uma TV de 50 polegadas, e no quarto outra de 22 polegadas, com uma antena que funciona por satélite em qualquer lugar. O restante é puro luxo, semelhante ao de iates de alto padrão. O tempo de produção é de cerca de 6 meses.
O Kenworth T410 foi lançado na Austrália em 2019, e é equipado com motor Paccar de 13 litros e seis cilindros, com 500 cavalos de potência e torque de 2.500 Nm, com câmbio automatizado de 12 marchas.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro