Meritor vai iniciar produção do eixo elétrico 14Xe no segundo semestre

por Blog do Caminhoneiro

A produção dos eixos elétricos 14Xe da Meritor vai começar no segundo semestre deste ano, conforme destaco em comunicado divulgado pela empresa. Esse eixo é voltado para veículos comerciais médios e pesados, e é projetado para fornecer eficiência, desempenho, economia de peso e utilização de espaço. A produção será nas instalações da Meritor em Asheville e Forest City, Carolina do Norte, nos EUA.

Os caminhões Kenworth T680 e Peterbilt 579 e 520, do Grupo Paccar, serão os primeiros modelos a serem equipados com os novos eixos. O contrato entre as empresas foi fechado no começo do ano passado. O 14Xe é o primeiro produto desenvolvido pela marca global Blue Horizon, unidade de negócio dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias globais para a mobilidade.

“Um ano depois, estamos nos aproximando da produção e nos preparando para colocar os veículos nas estradas. O 14Xe foi testado em várias condições em todo o mundo com diversos OEMs, tipos de veículos e aplicações, para oferecermos à indústria uma tecnologia de trem de força elétrica comprovada”, afirma T.J. Reed, vice-presidente de Eletrificação Global da Meritor.

Além da Paccar, Lion Electric, Autocar e Volta Trucks usarão os eixos em seus produtos a partir de 2022.

Blue Horizon 14Xe

Apresentado no Brasil durante a Fenatran em 2019, o trem de força elétrico conta com um motor elétrico central, com versões de transmissão de simples, duas velocidades na configuração Standard, e versões de transmissão de duas e três velocidades na configuração Premium de aplicação. O 14Xe possui o motor elétrico e transmissão integrados ao eixo trativo, oferecendo mais espaço para a bateria, inversores e demais componentes necessários ao tipo de motorização para veículos elétricos.

O trem de força da Meritor, Blue Horizon 14Xe possui uma arquitetura modular e foi desenhado para equipar caminhões médios e pesados a partir de 8ton de PBT. O 14Xe está sendo desenvolvido para ser utilizado em múltiplas configurações e aplicações e é montado em uma carcaça convencional que facilita a integração com o veículo. Como parte integrante da arquitetura modular, o 14Xe oferece três opções de potência contínua: 150, 180 e 200kW. Conta ainda com uma larga faixa de reduções, incluindo a opção de utilizar reduções nos cubos para aumento da capacidade de torque.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

3 comentários

Antônio bispo 28/02/2021 - 11:38

Meritor o melhor eixo do mundo

Antônio bispo 28/02/2021 - 11:37

Parabéns meritor p Nova tecnologia sempre pensando no futuro,fui colaborador p 21 anos na meritor.

Eduardo argeri 27/02/2021 - 16:04

Boa tarde ! Oque vamos fazer a tecnologia e favoravel mas naobtemos mao de obra as pessoas nao querem por a mao mais onde vamos encontrar mao de. Obra e Cursos disponiveis no mercado as empresas lamcam e nao conseguimos acompanhar sou tecnico em mecatronica ja estou ficando louco imagina. As maos de obras que nao tem estudo fica a dica

Comments are closed.