A van mista TGE 3.180 4×4, produzida pela MAN, tem oito lugares para passageiros mais o motorista, e tem um grande espaço para mercadoria na parte traseira. A versatilidade do modelo chamou a atenção da TrackSystems, uma empresa da Áustria que realizou a conversão da van comum em uma poderosa opção fora de estrada.
De acordo com a MAN, a instalação do kit de conversão, que remove os pneus da van e instala lagartas de borracha leva menos de uma hora para ser feita. Basicamente, tudo o que precisa ser feito é tirar as rodas normais e parafusar o kit no lugar. Não é necessária nenhuma outra modificação na suspensão ou na tração da van.
A ideia foi dos vendedores de vans de Tirol-Áustria, Thomas Kofler e Fabian Bonora, que viram a oportunidades de usar o veículo especial em encostas cobertas de neve, para transporte de hóspedes até hóteis, ou de equipes de manutenção, por exemplo, dos teleféricos das montanhas onde é possível esquiar.
A conversão pode ser aplicada em qualquer van da MAN, em versões de passageiros, cargas, mista ou chassi cabine. Com as lagartas, os peso do veículo aumenta em 300 quilos, e a largura fica em 2,4 metros.
No uso fora de estrada, a velocidade máxima é de 50 km/h, e somente até terceira marcha. Os freios também são os mesmos das rodas, e param a van extrema com facilidade.
Esse sistema não pode ser usado em estradas e rodovias, mas a volta para os pneus convencionais também não demora muito, o que aumenta ainda mais a versatilidade do modelo.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro