Projeto de lei quer que todos os veículos tenham marcadores de combustível mais precisos

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados nessa semana passa a exigir, se aprovado, que todos os veículos novos nacionais passem a contar com marcadores de combustível que ofereçam maior precisão para leitura.

De acordo com o texto, em vez do tradicional ponteiro e as marcações de meio tanque, um quarto de tanque e etc., os novos marcadores terão que expressar a quantidade exata de combustível no tanque, em litros, ou em unidade volumétrica que apresente maior precisão.

O projeto de lei 1.105/2021 é de autoria do Deputado Federal Giovani Cherini (PL/RS), que destacou, na justificativa do projeto, que a falta de precisão dos marcadores de combustível é incompatível com o atual estágio de desenvolvimento tecnológico da indústria, e ainda expõe o motorista a riscos desnecessários.

De acordo com o deputado, no mercado de peças existem marcadores de combustível que mostram de forma precisa a quantidade de combustível no tanque, mas que a instalação tem que ser feita pela “conta e risco” do proprietário, alterando características originais do veículo.

“Se há disponibilidade tecnológica acessível ao consumidor final, há razões para crer que a indústria automotiva tem acesso a esses equipamentos”, disse o deputado.

O projeto ainda destaca que o sistema mais preciso vai evitar que o abastecimento do veículo seja fraudado em postos, que podem usar artifícios para colocar menos litros no tanque e cobram a mais.

O texto segue para análise nas comissões da Câmara, e não tem previsão de data para ser aprovado ou rejeitado.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Projeto de lei quer que todos os veículos tenham marcadores de combustível mais precisos

  • 30/03/2021 em 12:00
    Permalink

    Boa tarde sou motorista categoria D estou procurando Vagas alguém sabe por favor manda ai 51999288492 pode ser de São Paulo até Rio grande do sul

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio