Volkswagen comemora 40 anos da produção do primeiro caminhão da marca

por Blog do Caminhoneiro

Em 10 de março de 1981 saíam da fábrica 4 de São Bernardo do Campo (SP), rumo à recém-criada rede de concessionários autorizados Volkswagen Caminhões, os primeiros caminhões VW 11.130 e o VW 13.130, desenvolvidos e fabricados no Brasil.

A cabine derivava de um projeto europeu, e os novos caminhões foram desenvolvidos em apenas dois anos, por um time de engenharia brasileira, conquistando as ruas e estradas do país em pouco tempo.

Os novos caminhões eram bastante avançados para a época e traziam uma grande inovação, a cabine avançada, conhecida como cara-chata, em um momento que o mercado ainda era dominado por modelo bicudos.

A estreia da Volkswagen, enfrentando marcas já consagradas no país, também representou um marco para a indústria de veículos comerciais. Na sequência, os primeiros modelos leves, de seis toneladas, foram lançados já em 1982.

A Volkswagen Caminhões foi criada em fevereiro de 1981, e originou-se da filial nacional da Chrysler, adquirida em julho de 1979 pelo Grupo Volkswagen. Logo após o anúncio da mudança de sua razão social, a montadora começou a testar os primeiros protótipos de caminhões em São Bernardo do Campo, com acompanhamento da matriz do Grupo em Wolfsburg, na Alemanha.

Simples e robustos

As novidades brasileiras Volkswagen eram simples e robustas: no VW 11.130, motor diesel MWM, caixa de cinco marchas, eixo traseiro com uma ou duas velocidades, chassi tipo escada, suspensão por molas semielípticas e amortecedores, freios hidráulicos com auxílio a vácuo e direção mecânica.

Já o VW 13.130, além do chassi e embreagem reforçados e de novas relações na transmissão, trazia rodas estampadas (mais tarde as raiadas tomariam o seu lugar), freios a ar e direção hidráulica. Os dois modelos foram apresentados com três opções de distâncias entre eixos. As cores de cabine oferecidas nos modelos de 1981 eram o amarelo, o vermelho, o azul e o bege.

Lançamento

O lançamento dos primeiros caminhões Volkswagen aconteceu em dois eventos públicos, um em Brasília (DF) e outro exclusivo para a imprensa em Salvador (BA) também em março de 1981, Uma curiosidade: os engenheiros e técnicos envolvidos no projeto celebraram o êxito do projeto na mesma garagem onde desenvolveram os caminhões, numa festa singela com direito a bolo, cachorro quente e salgadinhos.

Hoje, celebrando os 40 anos da marca, a Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece cerca de 65 produtos, incluindo ônibus, e já produziu mais de 1 milhão deles. Além disso, conquistou mercados no Brasil e em mais 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Sempre entregando o melhor para seus clientes com o slogan “Menos, você não quer; mais, você não precisa”.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!