Volvo e Mercedes-Benz vão trabalhar juntas para produção de caminhões a hidrogênio

por Blog do Caminhoneiro

O Grupo Daimler, dono das marcas Mercedes-Benz e Freightliner, e o Grupo Volvo concluíram a criação da joint venture Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG. O Grupo Volvo comprou metade da empresa, por 600 milhões de Euros (R$ 4,1 bilhões).

O objetivo da parceria é criar uma empresa líder na produção de células de combustível de hidrogênio globalmente, ajudando o mundo a dar um grande passo em direção ao transporte sustentável e neutro para o clima até 2050.
O Grupo Daimler e o Grupo Volvo concordaram em renomear a empresa como “cellcentric GmbH & Co. KG”.

A joint venture irá desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para veículos pesados e outras aplicações. O objetivo das duas empresas é começar com testes em clientes de caminhões com células a combustível em cerca de três anos e iniciar a produção em série durante a segunda metade desta década.

O Grupo Daimler e o Grupo Volvo possuem participação igual na joint venture, mas continuam a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células de combustível em caminhões.

Em novembro de 2020, as duas empresas já haviam assinado um contrato de joint venture. Além disso, um acordo preliminar não vinculativo já havia sido firmado em abril do ano passado.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!