Volvo inicia produção da nova geração de caminhões na Europa

por Blog do Caminhoneiro

Com vários meses de atraso, devido às dificuldades trazidas pela pandemia do coronavírus, a Volvo Trucks iniciou a produção de sua nova linha de caminhões, dos modelos FH, FH16, FM e FMX, nas fábricas da empresa na Suécia, Bélgica e Rússia.

“Estamos muito entusiasmados com o fato de que nossa nova geração de caminhões logo chegará aos nossos valiosos clientes. Todos os novos modelos foram desenvolvidos com um forte foco na melhoria do ambiente do motorista, segurança e produtividade dos veículos, tornando-os mais eficientes do que seus antecessores”, disse Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Para os modelos FM e FMX, a Volvo desenvolveu uma cabine completamente nova, com a coluna A mais vertical, que dá ao motorista até um metro cúbico extra de espaço e maior luz dentro da cabine. A visibilidade do motorista também pode ser melhorada em todos os novos modelos com a adição de uma câmera na lateral do passageiro que oferece uma visão mais completa, cobrindo toda a lateral do caminhão, em um tela interna.

Os novos caminhões também recebem uma nova interface para o motorista, e faróis altos inteligentes como opcionais, que garantem maior segurança para os modelos FH e FH16. O FH e o FM podem receber tecnologia, como a nova versão do I-Save, para reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões de CO2 na atmosfera.

“Estamos orgulhosos deste grande investimento nestes quatro novos modelos que irão contribuir muito para aumentar a segurança nas estradas e reduzir ainda mais o impacto ambiental. Trazer uma nova linha de caminhões requer um forte trabalho de engenharia, bem como um grande trabalho em equipe em toda a organização Volvo, incluindo nossos fornecedores, o que torna este início de produção ainda mais especial para todos os envolvidos, especialmente considerando o ano desafiador que acabamos de passar”, comentou Roger Alm.

Elétricos

Além de toda a tecnologia nas versões diesel, os novos modelos FH, FM e FMX estão prontos para receberem sistemas de propulsão elétricos a partir de 2022.

“Isso significa que a transição de nossos clientes para transportes livres de combustíveis fósseis no futuro será perfeita , pois eles podem continuar a dirigir seu mesmo modelo de caminhão Volvo favorito”, diz Roger Alm.

Vendas em alta

A nova linha foi apresentada na Europa em 2020, e recebeu mais de 12 mil pedidos no decorrer do ano, apesar da pandemia. As entregas de todas essas encomendas deve ocorrer durante este ano.

Além disso, o comunicado da Volvo ressalta que o lançamento dos novos modelos vai ser realizado em mercados fora da Europa neste ano. A nova linha de caminhões Volvo vem sendo testada no Brasil há cerca de dois anos.

Produção

A produção dos caminhões será feita nas fábricas da Volvo em Gotemburgo, Suécia, Ghent na Bélgica e Kaluga na Rússia.

A fábrica sueca da montadora é a primeira a produzir os modelos, já a partir deste mês.

“Há muito tempo nos preparamos para esse início, trabalhando juntos para criar produtos incríveis. A equipe da fábrica da Suécia está animada para começar e pronta para entregar esses caminhões premium novos com a mais alta qualidade aos nossos clientes”, explica Martin Folin, vice-presidente em exercício de operações na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, Suécia.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

1 comentário

Robson Malveira 05/03/2021 - 15:01

Já vi o novo volvo fh 540 rodando em testes aqui no estado do Acre. É incrível a máquina.

Comments are closed.