Em 1978, 30 homens ergueram um Mack Cruise-Liner. Conheça essa curiosa história
Talvez você já tenha visto a imagem acima, citada nas redes sociais como a quebra de um recorde mundial em 1984. Mas, na verdade, se trata de um comercial, e, como quase tudo na TV, a aparência engana muito, principalmente nesse caso.
O caminhão amarelo é um Mack Cruise-Liner, parte da frota da Ryder Truck Rental, uma empresa especializada na locação de veículos pesados. Ele foi usado para um comercial, exibido em 1978, durante a transmissão da liga de basquete nos Estados Unidos, pela NBC TV.
A história do vídeo
O caminhoneiro, interpretado pelo ator Stuart Pankin, dirige por estradas sinuosas e enfrenta situações perigosas nas montanhas, sobrevivendo para contar a história. Quando chega ao destino, ele desce da cabine e diz: Eu consegui!
A comemoração segue com os 30 homens erguendo o caminhão até a altura dos ombros. Assista acima.
Apesar de parecer real, o caminhão erguido é uma réplica, em escala real, com peso 90% menor que o veículo original, cerca de 770 quilos. Filmado há uma certa distância, não pareciam haver diferenças entre o caminhão real e o modelo.
Para a criação da réplica, foi construído um chassi em madeira compensada e outros materiais leves. Os tanques de diesel e de ar foram feitos de isopor, assim como outras peças, e as rodas e pneus eram de plástico.
Real mesmo somente a cabine do caminhão, trazida diretamente da linha de montagem da Mack para a produção do comercial.
Os 30 homens responsáveis por levantar os 770 kg do modelo eram levantadores de peso profissionais, do Olympic Health Club, de Los Angeles.
Como o caminhão era um modelo em escala, e usava materiais frágeis, além da gravação precisar que parecesse que era o caminhão de verdade que era erguido, foi necessário que os homens fizessem o trabalho com cuidado, devagar e uniformemente.
A filmagem foi realizada em quatro dias, e o filme total durou apenas 30 segundos. O vídeo com todos os comerciais daquele intervalo da liga de basquete de 1978 pode ser assistido abaixo:
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro