Empresa lança quinta-roda com sistema anti-tombamento para o caminhão

por Blog do Caminhoneiro

Infelizmente, por uma questão de fatores como erro de geometria das rodovias, sinalização deficiente, excesso de velocidade, comportamento de outros motoristas e até mesmo o vento, milhares de caminhões tombam todos os anos, podendo causar ferimentos sérios e até a morte do motorista.

Na maioria das vezes, o implemento tomba primeiro, causando um efeito de chicote na cabine, que pode causar muitos danos no veículo. Até que o veículo pare complemente, pouco se pode fazer. Pelo menos até agora.

A empresa Axicle, da Califórnia, desenvolveu uma quinta-roda que pode evitar o efeito de chicote na cabine do caminhão, evitar o tombamento, e qualquer ferimento no motorista. Quando o sistema da quinta-roda detecta que o implemento irá tombar, inevitavelmente, a quinta-roda se solta do suporte, e vira junto com o implemento, sem oferecer risco ao caminhoneiro.

Vista de cima, a quinta-roda parece normal. Ela pode ser usada para rebocar cargas com até 25 toneladas. Mas as semelhanças param por aí. Ela conta com sensores para diversos parâmetros adicionais, como peso da carga, vibração, vento, e posição do implemento, entre outros.

Caso o sistema detecte um tombamento, ele dispara um mecanismo que libera o travamento lateral da quinta-roda, numa fração de segundo, fazendo apenas a carreta tombar.

Além do potencial de segurança, essa quinta-roda pode dar uma alívio às empresas, com danos apenas no implemento, sem comprometer o cavalo-mecânico, que é a parte mais cara do conjunto.

Até o momento, a Axicle está aprimorando o sistema, com dezenas de testes sendo realizados. Até o final do ano, testes reais serão feitos, em estradas fechadas, para determinar o potencial do produto.

Se todos os testes se saírem como planejado, a empresa planeja a construção de uma linha de montagem, capaz de fabricar até 100 mil quintas-rodas por ano. eles também acreditam que o sistema poderá se tornar padrão para os caminhões em um futuro próximo, já sendo instalada nas montadoras.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe um comentário sobre o tema!