OUÇA: Caminhões elétricos da Volvo passam a contar com “ronco” do motor

por Blog do Caminhoneiro

Os caminhões elétricos tem, entre seus atributos, o silêncio de sua operação. Apesar disso ser um fator a favor dos veículos, principalmente para operação urbana, a rodagem silenciosa demais pode ser perigosa para pedestres e ciclistas.

Por isso, a Volvo Trucks desenvolveu um “ronco” suave para os seus caminhões elétricos. Os sons, exclusivos dos caminhões Volvo, aumentam a segurança, alertando os pedestres, ciclistas e outros usuários da estrada sobre a aproximação de caminhões, que de outra forma seriam quase 100% silenciosos. Ao mesmo tempo, os sons são projetados para serem agradáveis ​​e discretos, tanto para o motorista quanto para outras pessoas próximas.

O sistema de sons deverá ser adicionado em todos os veículos elétricos da União Europeia a partir de 1º de julho, principalmente quando o veículo rodar abaixo dos 20 km/h.

O nível de som necessário depende da velocidade e fica mais alto à medida que a velocidade aumenta. Na velocidade de 20 km/h, deve ser de pelo menos 56 decibéis.

Os EUA têm uma legislação semelhante para veículos dirigidos a 30 km/h ou menos. Se o veículo estiver muito silencioso, um sistema de alerta acústico externo deve ser adicionado.

Para atender aos novos requisitos e, ao mesmo tempo, manter os benefícios de níveis de ruído mais baixos que acompanham os veículos elétricos, A Volvo Trucks desenvolveu um conjunto exclusivo de sons premium para seus modelos de caminhões elétricos.

“Nós realmente saudamos esta nova legislação. Desde crianças aprendemos a confiar não só no que vemos, mas também no que ouvimos no trânsito – às vezes tanto que nem olhamos antes de atravessar uma rua! Com nosso novo sistema de alerta, queremos ajudar a garantir que os pedestres e ciclistas percebam quando estão perto de nossos caminhões elétricos”, explica Anna Wrige Berling, Diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

Desenvolvimento especial

Os sons são o resultado de pesquisas e testes realizados pelo grupo de especialistas em acústica do Grupo Volvo.

“Estamos particularmente orgulhosos de ter desenvolvido sons premium de alta qualidade que são perceptíveis o suficiente para alertar as pessoas perto do caminhão e, ainda assim, são agradáveis ​​para o motorista e outros usuários da estrada”, diz Anna Wrige Berling.

É importante observar que os caminhões ainda serão muito mais silenciosos do que os convencionais.

“Os sons são projetados para não penetrar nas paredes. Nossos caminhões elétricos ainda permitirão entregas noturnas silenciosas e contribuirão para melhores condições de trabalho para os motoristas e um ambiente mais silencioso e limpo”, diz Anna Wrige Berling.

Quatro sons diferentes

O sistema de alerta acústico desenvolvido pela Volvo para veículos elétricos não é, na verdade, apenas um, mas quatro sons diferentes, informando as pessoas próximas sobre o que o caminhão está fazendo: avançando, marcha lenta, marcha à ré, etc. e mudará de frequência durante a aceleração e desaceleração.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

1 comentário

Rodrigo Delacorti de Oliveira 28/05/2021 - 11:51

Se o problema for barulho, Pode ter certeza que quando esses caminhões chegarem as estradas brasileiras nós Brasileiros (que temos que ser estudados pela NASA) daremos um jeito de botar um cano direto e até um pente na turbina. Rsrs. afinal, quem não se empolga ao volante de um bruto quando tem aquele ronco do motor.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: