PRF flagra 40 motoristas descumprindo a Lei do Descanso

por Blog do Caminhoneiro

Uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal em Juiz de Fora-MG, entre os dias 15 e 18 de junho, teve foco na fiscalização de caminhões. O principal objetivo da “Operação Pare” foi a fiscalização no cumprimento da Lei do Descanso, visando a redução da acidentalidade.

Durante a operação, foram fiscalizados 174 caminhões, com 262 autos de infração lavrados, sendo 40 pela falta de descanso conforme a Lei 13.103/2015. 100 documentos de veículos também foram recolhidos para sanar irregularidades diversas.

A legislação prevê que o motorista profissional, a cada período de 24 horas, deve cumprir obrigatoriamente, um mínimo de 11 horas de descanso, sendo compreendido nesse período pelo menos um turno de 8 horas ininterruptas de descanso. Além disso devem ser observados limites máximos de 5h30m trafegando para os motoristas de veículos de carga e 4h para motoristas de veículos de transporte de passageiros.

A maior parte das fiscalizações é feita com análise do diagrama do tacógrafo, que registra a velocidade, o tempo de direção e a distância percorrida pelo caminhão, mas também pode ser feita pelo diário de bordo ou ficha de horas do motorista.

Somente no mês de junho, até agora, foram registrados 83 autos de infração para motoristas que foram flagrados descumprindo a Lei do Descanso. Ao ser constatada a infração, além de lavrado o auto, os motoristas são orientados a cumprir o período mínimo de descanso previsto em Lei.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

15 comentários

Sergio 23/06/2021 - 10:33

Será q se um destes q falam mau do caminhoneiro já pensou q se for cumprir a risca o q diz a lei, o pão, o leite, o arroz, o feijão, as frutas, as verduras q estão indo na mesa de cada brasileiro vem em cima de um caminhão e sem falar nos remédios combustíveis etc, tudo isso é muito mais depende do caminhão, sem o caminhão não teria as mercadorias em suas casa, vcs deveriam é apoiar quem leva de todos p suas casa para que vcs posso ter conforto, afinal dormimos mau para vcs terem o conforto.pensem antes de falar mau de um proficional que movimenta o País

Reply
Luciano bittar falco 22/06/2021 - 21:35

PRF tem fiscalizar sim mas é onde está nosso IPVA, quanto é arrecado no país,onde foi parar esse dinheiro,eu só voto nesse
país o dia que aparecer um político que faça uma lei,o dinheiro arrecadado com o IPVA tem que ser gasto nas estradas

Reply
Luciano bittar falco 22/06/2021 - 21:25

Não tem área de descanso prós motorista e ainda fui multado no pedágio, enquanto eu apertava as catracas

Reply
Marquinhos 22/06/2021 - 12:44

O problema que além de tudo nem suporte tem,cadê as áreas de descanso para eles quererem exigir alguma coisa

Reply
Vilson... 22/06/2021 - 11:45

Tem muitos PRFS bons mais tem muitos bandidos corruptos inclusive dando cobertura p traficantes….usando a farda kaki…..se os caminhoneiro soubesse o poder que tem tirava todos este enbecis da estrada se não tem condutor o que seria deles bando de chupins da nação não produz nada só porque tem uma arma na mão pensa que pode tudo .quero ver os caminhoneiros parar tudo 5 dias e o suficiente pra população fazer o resto…..

Reply
Orlando 22/06/2021 - 09:51

Isso é uma piada como tudo nesse país vai ver se eles multaram as grandes empresas, nada com certeza foi o seu Joãozinho que levanta as 4 pra viagem render porque senão fecha negativo, mas o filho da putá do bota quer que se fóda se acha o dono da estrada e multa o coitado pra satisfazer o égo de se sentir um prf grande bosta nem militar são, põe eles pra rastrear o lazo kkkkkkkkkkkk

Reply
Gledson Bohm Monteiro e Silva 22/06/2021 - 09:11

Muito fácil falar de camioneiro, sou camioneiro autônomo com muito orgulho, concordo com tudu o que foi postado, só uma observação o dia em que colocarem tacógrafos e virar lei o toxicologico para TODAS as categorias podem ter certeza de que serão banidos das estradas 30% dos pe de brek. Mesmo pau que bate em Chico bate em Francisco😉

Reply
Ramon Pires 22/06/2021 - 08:24

PRF cumprindo sua principal função que é multar!! 174 motoristas e mais de 260 multas! Parabéns!! Para uma categoria que ja é sofrida assim liquida de uma vez….

Reply
Wander 22/06/2021 - 08:03

Tu só diz isto porque vc não e caminhoneiro…não tem que cumprir horário e nem ganha por comissão…sou caminhoneiro a 30 anos nunca me envolvi em acidentes por causa de horários…vcs tem que ver que aqui na estrada tem muito profissional que leva seu alimento pra sua casa..FALAR DE NOS CAMINHONEIROS E FÁCIL…VONTADE COM CERTEZA VC TEM…MAS SER UM CAMINHONEIRO TEM QUE NASCER DE NOVO…

Reply
Francisco Santos de Oliveira 22/06/2021 - 07:33

Tem gente aqui comparando caminhão e a rotina de diária de um caminhoneiro com um cidadão que dirige seu automóvel particular, leve, sem horário para cumprir e que decide dirigir 700 Km sem parar[duvido que alguém faça isso]. Querem tac9grafo para veículos particulares? Pouco importam os motivos das transportadoras, ou dos caminhoneiros e sim os acidentes que provocam por estarem estafados, ou sob o efeito de remédios para renderem mais. Ninguém os obriga, rambém, a devorarem enormes quantidades de comida em churrascarias à beira da estrada [alguns até bebidas alcoólicas injerem] para logo em seguida voltarem para estrada Ou, que se mantenham à esquerda em fila dupla com outro caminhão na Terceira Faixa em lombadas. Que ultrapassem em curvas, pontes e outros absurdos que cometem com a desculpa do horário a cumprir. A Lei manda que parem? Tem que para e pronto até que se mude a Lei, que melhorem as condições de trabalho. Ou, mudem de profissão

Reply
AURO FERREIRA 22/06/2021 - 07:15

É hora de alguém do governo prestar atenção à perseguição q estão fazendo aos motoristas, essa lei existe a muitos anos, nunca foi cumprida nem fiscalizada, não há meios pra isso, não há po ti e de parada pra descanso, não há estrutura nenhuma para q se exija o cumprimento dela, o transportador tem suportado o achatamento drástico dos seus ganhos com o aumento do diesel, eu faço coro com o general do tribunal Militar, ESTAO ESTICANDO MUITO A CORDA, é isso q os bandidos querem, causar uma revolta nos caminhoneiros, pq apesar de aparentemente fracos, se se unirem fazem um estrago.

Reply
Paulo 22/06/2021 - 01:01

É uma pena que os motoristas sempre acaba pagando o pato.
Quando na verdade as empresas que é que deveria ser murada(cem vezes o valor que fora estipulado pra o motorista).
A cobrança teria que ser exclusivamente pra empresa, coitado do motorista, só faz o que é autorizado.muito embora, q, erroneamente.
As empresas já coloca salário por comissão, justamente p obrigar,(de certa forma) os motoristas fazerem essas loucuras passando da hora.

Reply
Altair 21/06/2021 - 19:55

Sr. Antônio Ezequiel de Araújo Neto, e o que tu me diz do cidadão que sai de automóvel de BH e só cai parar em Guarapari?

Reply
Antônio 21/06/2021 - 19:24

Acho que das 5 horas da manhã até às 19 horas vai de boa no causo do 9 eixos .pra quem trabalha na comissão não ganha nem pro pão

Reply
ANTONIO EZEQUIEL DE ARAUJO NETO 21/06/2021 - 18:34

Depois esses imprudentes dormem ao volante, morrem e matam inocentes em acidentes País afora. Infelizmente as multas são uma piada,..Deveriam apreender os caminhões e exigir outros motoristas para a continuação das viagens. Há que se constatar que empresas inescrupulosas obrigam os motoristas a cumprir jornadas abusivas burlando a lei do descanso. .

Reply

Deixe um comentário!