Caminhoneiro autônomo tem o caminhão 10 anos mais velho que as empresas

por Blog do Caminhoneiro

Dados disponibilizados pelo portal RNTRC em Números, da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, mostram que a frota nacional de caminhões tem 2.389.035 veículos, com idade média de 14,32 anos.

De acordo com o portal, a frota total de caminhões de empresas é de 1.460.789 veículos, de autônomos é de 897.726 e de cooperativas é de 30.520 veículos.

O maior número de caminhões é cavalos mecânicos e caminhões rígidos, com capacidades de 8 a 29 toneladas. São 589.220 caminhões do tipo e 589.229 cavalos-mecânicos registrados na agência.

Falando da idade média das frotas, os caminhões mais antigos estão nas mãos dos caminhoneiros autônomos. De acordo com os dados, a frota dos autônomos tem uma idade média de 20,86 anos, enquanto a das empresas tem idade de 10,31 anos. Já as cooperativas tem veículos com idade média de 14,46 anos.

Os veículos mais antigos nas mãos dos autônomos são os caminhões simples (rígidos) de 8 a 29 toneladas, seguidos pelos caminhões leves, de 3,5 a 7,99 toneladas, com idade média de 21,91 anos. Já os cavalos-mecânicos dos autônomos tem uma faixa de idade de 20,16 anos.

Para as empresas, os caminhões mais antigos são as caminhonetas, com idade de 14,83 anos, seguidos pelos caminhões de 8 a 29 toneladas, com 12,81 anos. A frota de cavalos-mecânicos das empresas tem idade média de 9,06 anos.

As cooperativas também tem uma frota mais envelhecida, com caminhões de 8 a 29 toneladas tendo idade média de 16,30 anos, enquanto os cavalos-mecânicos tem 15,76 anos de idade.

Para ver todos os dados disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, acesse o RNRTC em Números, clicando aqui.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

8 comentários

CESAR honorio 21/07/2021 - 22:07

Palavra chave! Fodendo com o trabalhador…Pois enquanto uma certa classe empresarial está deitando no dinheiro pq pare e reflita cade a política interna de reter produtos nacionais para não haver exagero de preços nos mercados …alta de preços nas bombas de combustíveis produtos vindo de países vizinhos pq não fazem um planejamento econômico…País rico de produtos de agronegócio mas só quem está faturando são grandes fazendeiros e demais, quem paga o pato!!, não precisa nem falar

Reply
Gil 18/07/2021 - 18:50

O maior problema do caminhoneiro é o preço do frete , o frete está muito barato porque temos caminhões de sobra e proprietários com boletos para pagar financiamento sendo obrigado a pegar frete a qualquer preço . Isso aconteceu pq nos governos Dilma e lula foram vendidos 200.000 caminhões além do necessário.

Reply
Amarildo Soares Linhares 13/07/2021 - 06:19

Preço dó frete está defasado teria que acompanhar os almento deveria ser automático subiu o diesel já deveria ser corrigido no frete hoje a despesa do diesel já tá atingindo 50% a despesa do caminhão

Reply
Fabio Prock Luiz 12/07/2021 - 12:49

Sou caminhoneiro autônomo,meu caminhão é 1964, nossos caminhões estão velhos porque nossos governantes não fazem nada pra ajudar o autônomo só favorecem os empresários dando regalias, prazos para começar a pagar e incentivo,pq não fazem isso por nós ,se fizesse uma pesquisa com o autônomo veriam que sim temos condições de pegar um caminhão mais novo e com juros que conseguimos pagar não esses juros abusivo,onde vc financia um caminhão e paga dois

Reply
Eimar Araújo de Figueiredo filho 12/07/2021 - 05:45

Nós caminhoneiros só bastava correr atrás de fazer vale a tabela óleo podia da 10 reais
Não precisava fica com esses mimimi de paralisação
Com a tabela sim conseguia melhorar nosso caminhão e controle de frota pelo antt só fabrica caminhões novo
Ser vendesse 100 tira sem velhos da estrada
Fica meu modo de pensa

Reply
Márcio Soares da silva 11/07/2021 - 12:01

temos que dá um voto de confiança para o presidente, ele pegou um Brasil falido pelas administrações anteriores e uma pandemia que prejudicou o mundo inteiro, sou carreteiro à 32 anos e nunca vi ninguém beneficiar a nossa classe, essa gestão mesmo com tanta dificuldades está fazendo mais que os outros.

Reply
Marcelo Reis deOliveira 11/07/2021 - 08:45

E uma vergonha essa pesquisa do caminhoneiro autonomo para as empresas as empresas compram seus caminhões de leve aos pesados quase de graça enquanto o autonomo não consegui de jeito nenhum comprar um zero o autonomo não tem incentivo nenhum por parte do governo onde está o financiamento para renovar a frota para os autonmos só no papel não se consegue nada para o autonomo sou autonomo com muito orgulho só que estou vendo a minha classe que desde pequenino com meu pai sonhava em ser caminhoneiro e é triste de se ver uma classe se acabando com óleo diesel um absurdo frete não existe mais peças para manutenção tem que escolher o que se vai arrumar pneus nei se fala e entre tantas outras situações que vivemos nos dias atuais .
Dizem que a esperança é a última que morre quero vê a minha classe de autonomo da a volta por cima do fundo do meu coração com Deus sempre e muita fé

Reply
RENÊ COSTA 09/07/2021 - 21:38

É VERDADE QUE BOLSONARO ESTÁ FAVORECENDO SOMENTE O AGRONEGÓCIO E MOTOQUEIROS , AGORA TRAIU OS CAMINHONEIROS PENSANDO QUE ABCAM IRIA EVITAR A GREVE GERAL DOS CAMINHONEIROS BRASILEIROS. EU FALEI AQUI , QUANDO QUASE TEVE OUTRA GREVE, QUEM NÃO PARAR AGORA VAI PARAR POR NÃO TER MAIS CONDIÇÕES DE ABASTECER , COLOCAR PNEUS, FAZER MANUTENÇÕES , PAGAR PEDÁGIOS CAROS E MULTAS DA INDÚSTRIA DAS MULTAS. NÃO PODEMOS MAIS CONFIAR EM BOLSONARO GENTE VAMOS ABRIR OS OLHOS👁️👁️ NÓS TEMOS FORÇA PARA PARAR O BRASIL . O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO GANHAM EM DÓLARES A CUSTA DO SUOR DOS CAMINHONEIROS BRASILEIROS E AINDA QUEREM PAGAR FRETES BAIXÍSSIMOS QUASE DE GRAÇA.

Reply

Deixe um comentário!