Programa nacional de renovação de frota para caminhoneiros autônomos deve sair do papel por Medida Provisória
O Governo Federal, dentro do programa Gigantes do Asfalto, está trabalhando na elaboração de um programa nacional de renovação da frota para caminhoneiros autônomos. O texto, que deverá sair por uma Medida Provisória, está sendo elaborada pelo Ministério da Economia. As informações foram levantadas pelo Portal Poder 360.
De acordo com o texto, o caminhoneiro que decidir sucatear seu caminhão antigo para adquirir um seminovo, receberá um valor do governo, chamado de “Bônus Caminhoneiro”. O caminhão antigo, que deverá estar em mau estado de conservação, deverá, obrigatoriamente, ser destruído.
O objetivo da medida é tirar de circulação os caminhões mais antigos, que poluem mais e são mais inseguros para o trânsito. Esse será o primeiro programa do tipo voltado para pessoas físicas, que poderão obter o financiamento de um caminhão seminovo ou novo. Os programas atuais de financiamento são, em sua grande maioria, voltados à empresas.
Esse programa será uma opção para dar um destino correto aos veículos no final da vida útil, mas não será obrigatório, podendo o motorista entrar no programa ou não.
O texto da Medida Provisória ainda está sendo desenvolvido pelo Ministério da Economia e não tem previsão para ser publicada. Também poderá existir um sistema de escalonamento, dependendo da idade do caminhão antigo, para que o proprietário possa comprar um caminhão seminovo, com uma idade determinada pelo programa, e também o valor do Bônus Caminhoneiro que ele poderá receber.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Gostaria que fosse verdade tudo isso , pelo menos ter condições de fazer revisão adequada nos caminhões que temos , porque nos estados unidos não é só frota nova , la tbm tem caminhões velhos , precisamos de condições de manutenção e não caminhão novo
Li alguns comentários. O mais sensato foi do amigo que disse as empresas iram empurrar os semi novos nos autônomos e terá o caminho livre para adquirir caminhões novos sendo que os juros dos novos são mais baixos que os semi novos.
Conversa pra boi dormir como diz na minha terra!
Quem vai conseguir esse financiamento será somente os empresários, autônomo não terá acesso nunca!
Na reforma que será apresentada logo pelo governo, as empresas terão redução no IR e os a classe “C” vai pagar a a conta, é isso que o povo quis!
Eu na verdade acho é pouco, elegemos o representante do mercado, agora aguente o tranco!
Se achar melhor, faça raminha que resolve!
E o sindicato fazendo churrasco e sorteando baboseiras para os inocentes uteis!
Bom dia! De fato e muito complicado mesmo ,com a atual política de preços praticado pelas montadoras de caminhões ,aqui no Brasil e o único lugar que o usado ou semi novo custa quase o mesmo valor de um novo ,quem é louco de pagar 500 mil em um caminhão com 5 ou 6 anos de atividades na hora que Tá começando a dá os problemas mecânicos …. eu não irei fazer uma loucura dessa .no dia que tiver o valor Justo com o frete dando condições pra pagar alguma prestação pode ser que posso mudar minha opinião .mas com 35 anos de profissão ,eu não acredito que vá mudar …
Isso são as grandes transportadoras querendo ganhar vendendo seminovos porque nós não temos como comprar novo e eles tem que ter em quem empurrar os caminhões usados deles pra ficar com frota zero km
Infelismente,nada acontece.Pois a politica não nós deixa a chegar a nada.Não temos chances de chegar nunca a um País de primeiro Mundo.Onde a maioria de políticos e empresários estão voltados para interesses próprios.Estas vantagens só existe para uma maioria . Gostaria de ver fazerem a renovação da frota nacional de caminhoneiros autônomos,com mesmas condições que fazem para empresas.Carência para começar a pagar e juros não abusivos com isenção de impostos.Tudo isto por uma categoria que já ajudou a tantos empresarios e seus políticos.Nem uma tabela de frete justa temos.Lei do retorno que não deve existir.e muitas outras que ja foram discutidas e nada foi feito.Espero que este País acorde e valorize seu povo e profissionais,pois estamos no limite.
B.dia a todos(as)Na minha opinião pessoal,eu tbm me sinto inseguro com mais esta promessa.Infelizmente já aconteceram outras e nunca foram cumpridas.E nunca governo nenhum irá deixar de apoiar os grandes empresários para favorecer caminhoneiros.Portanto quem tiver seu caminhão quitado e ainda der conta de trabalhar para se manter que continue.Porque não sabemos até quando suportaremos tantas injustiças com a nossa classe.Tenho um caminhão ano 2004 e já está quitado graças a deus,mas sinceramente não tenho coragem de arriscar mais financiamento. Boa sorte a todos.
Estou acostumado a ouvir tantas promessas e tantas mentiras , vivemos em Brasil de políticos artistas e formados na faculdade da mentira.são verdadeiros enganadores.e depois de eleitos continuam fazendo de nós bonecos de marionetes.será que o povo nunca vão acordar e dar um basta nesse celeiro de malandros.agora estamos próximos de novas eleições e os artistas continuam já se articulando para a próxima enganação.CHEGA.NAO VAMOS MAIS VOTAR EM NINGUÉM.VOTO NULO.ÚNICA CHANCE DE NÓS VOLTARMOS. SER.TRATADOS COMO CIDADÃO.
so mentira todo mes e isto ,e melhor compra um burro e trabalhar de carroceiro ganha muito mais
Tem que tirar do papel tudo que ele prometeu mais não cumpriu nada cade o documento eletrônico esse é só mentira ,lorde andar de moto e vem andar de caminhão pra você ver de que jeito nós estamos vivendo, tem certeza que você chora fazedor de promessas cade os pneus baratos que íamos ter hoje e 3 mil reais 2022 vem aí vai ter o que merece, continue ajudando só o agro negócio pra você ver seu fim .
Verdade eu tenho um volvo ano 1987 tô ganhando só pra comer e pagar água luz e remédio no preço que tá pneu óleo diesel e oficina não tá dano mais pra trabalhar e como vamos pagar um caminhão semi novo do jeito que está o nosso país
Vai depender do preço do veículo novo e das taxas de juros
Caso contrário nada feito
Se remenda o velho e vai com ele nesmo , que está quitado
Não é tiro no pé e tira na cabeça. Suicídio, prestações são muito altas.
COM ALTA DO DIESEL CONSTANTE E FRETE BAIXO DESATUALIZADO , COMO OS AUTÔNOMOS PAGARÃO SUAS PRESTAÇÕES DE SEUS FINANCIAMENTOS DE CAMINHÕES, É BRINCADEIRA TROCAR CAMINHÕES QUITADOS POR CAMINHÕES NOVOS CARÍSSIMOS EM UMA SITUAÇÃO DESSA NO BRASIL. É TIRO NO PÉ COM CERTEZA, ISSO AÍ SÃO INDÚSTRIAS QUERENDO VENDER SEUS CAMINHÕES CARÍSSIMOS . ESTÃO QUERENDO FORÇAR AS COISAS CONTRA OS CAMINHONEIROS BRASILEIROS QUE JÁ ESTÃO PARANDO DE VEZ POR NÃO CONSEGUIR TRABALHAR DEVIDO OS ALTOS CUSTOS PARA OS CAMINHÕES NO BRASIL.