Hino Trucks apresenta protótipo de caminhão elétrico com célula de combustível de hidrogênio

A montadora Hino Trucks anunciou há cerca de um ano seus planos de desenvolver uma linha de caminhões movidos com células de combustível de hidrogênio, para o segmento de pesados, nos Estados Unidos. Hoje, a montadora apresentou o primeiro protótipo do modelo Hino XL8, movido por um trem de força elétrico que obtém energia de uma célula de combustível de hidrogênio. A apresentação está sendo realizada no ACT Expo 2021, em Long Beach, Califórnia.

“É incrível o que nossa equipe foi capaz de realizar em um período de tempo relativamente curto. Sei que nossos clientes ficarão extremamente impressionados com este caminhão elétrico de célula de combustível”, disse Glenn Ellis, vice-presidente sênior de experiência do cliente da Hino Trucks.

Apesar de ser um modelo Classe 8 para os Estados Unidos, segmento conhecido mundialmente pelo tamanho das cabines dos caminhões, o XL8 é um veículo com cabine simples. Todo o espaço atrás da cabine é preenchido pelo complexo sistema da célula de combustível de hidrogênio.

“Estamos ansiosos para validar o desempenho, a confiabilidade e a eficiência de nosso sistema elétrico de célula de combustível de hidrogênio no chassi da Série XL”, continuou Glenn Ellis.

“Desde o nosso anúncio do Projeto Z em outubro do ano passado, recebemos um interesse significativo dos clientes e agora temos algo tangível para mostrá-los em nosso protótipo”, afirmou Bob Petz, vice-presidente sênior de vendas de veículos e peças da Hino Trucks.

A empresa não confirmou nenhum detalhe extra sobre o veículo, como preço, autonomia, peso e capacidade de carga. Os clientes interessados já poderão fazer pré-reservas, mas a empresa também não informou quando o caminhão começará a ser produzido comercialmente.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia