CaminhõesDestaquesNotíciasNotícias

Transportadora Cavalinho começa a usar caminhão a gás da Scania para transporte para a Rhodia

Parte das cargas de fenol produzidas pela Rhodia, em São Paulo, serão transportadas em caminhões Scania movidos a gás. O veículo será operado pela Transportadora Cavalinho, em um projeto-piloto, que conta com a parceria da Scania.

Na primeira fase, as empresas envolvidas irão avaliar o desempenho e comportamento do veículo que usa uma fonte alternativa de combustível nessa rota em São Paulo. A expectativa é a de que o uso de energia mais limpa permita a redução mensal de 90% das emissões de CO2 e os veículos se tornem mais silenciosos em atividade.

Os veículos que realizam esse tipo de transporte, entre a cidade de Paulínia, onde está a Rhodia, até a SI Group Crios Resinas, cujas instalações estão em Rio Claro, percorrem cerca de 6 mil quilômetros. Os cálculos realizados indicam que as emissões dos caminhões a diesel alcançam 5.64 toneladas de CO2, enquanto o caminhão a gás natural são de apenas 0.56 toneladas de CO2.

RECOMENDADO  Mercedes-Benz lança nova linha Actros a diesel na Europa

De acordo com Paulo Ossani, diretor da transportadora Cavalinho, a adoção de novas alternativas de combustíveis no transporte de cargas é um movimento natural do setor.

“As empresas do setor de cargas têm buscado incrementar a sustentabilidade em suas operações, por meio de iniciativas de redução, compensação e ou neutralização de emissões de carbono. Cada vez mais veremos nas cadeias produtivas a utilização de variadas fontes alternativas de combustível”, diz Ossani.

Os caminhões Scania a gás, como esse que será usado pela Transportadora Cavalinho, já cumprem a norma de emissão Euro 6, equivalente ao Proconve P8, que deve entrar em vigor no Brasil em 2023.

RECOMENDADO  Biasi abre vagas para motoristas qualificados

Segundo Reginaldo Lazari, Gerente de Supply Chain da Rhodia na América Latina, o projeto-piloto recebeu o aval da empresa após um rigoroso processo de avaliação de segurança de transporte.

“Temos procedimentos muito rigorosos, que o mercado de transporte de cargas já reconhece há muitas décadas”, disse, acrescentando que a Crios, cliente do fenol da Rhodia, também deu parecer favorável ao projeto de uso de gás natural no transporte.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading