Nos próximos dias, o Reino Unido deverá anunciar uma série de medidas para reduzir o problema da falta de caminhoneiros. Uma das formas encontradas pelos governantes é a contratação de motoristas de caminhão de outros países, por meio de vistos de trabalho temporário.
A falta de caminhoneiros na região está se tornando um problema tão grave que já causa falta de combustíveis em postos e longas filas para abastecer. As medidas devem ser anunciadas nos próximos dias, como forma de evitar problemas nas entregas de final de ano, período normalmente com um número muito maios de compras.
Inicialmente, deverão ser emitidos cerca de 5 mil vistos de trabalho para motoristas estrangeiros, com validade curta, cerca de 6 meses. Empresas de logística e varejistas já pediam um sistema nesse formato há meses, mas, até agora, o governo havia descartado a ideia.
Entidades ligadas ao transporte no Reino Unido, como a Road Haulage Association (RHA), estimam que são necessários cerca de 100 mil caminhoneiros imediatamente, apenas para atender a atual demanda.
Além de problemas da profissão, que já afastavam possíveis candidatos, o Brexit e a pandemia de Covid-19 também ampliaram o problema, já que interromperam treinamentos e dificultaram a entrada de motoristas de outros países na região.
O governo já alerta os transportadores que qualquer medida anunciada agora será temporária e limitada, e não será mantida futuramente. Ou seja, de todas as formas, a solução vai ter que ser encontrada dentro de casa.
Fábricas de produtos, produtores e petrolíferas dizem que não estão tendo problemas em produzir seus produtos, apenas não conseguem entregar em todo o país, por não ter caminhões suficientes à disposição.
Shell, BP e ExxonMobil anunciaram que precisaram fechar alguns postos, por não ter combustível para vender, o que gerou mais procura por abastecimento, piorando o problema. Grandes redes de postos começaram a limitar a quantidade de litros nos abastecimentos, devido à alta demanda, sem precedentes.
Além do Reino Unido, diversos outros países da Europa e Estados Unidos enfrentam uma grande escassez de caminhoneiros, e, mesmo com a abertura para entrada de motoristas estrangeiros, setores da indústria acham que não será suficiente, principalmente pela dificuldade em conseguir interessados em trabalhar temporariamente na região, já que os vistos não são definitivos.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Foto: Reuters/Peter Cziborra
30 comentários
Tenho carteira E disponível 3515541987814000
Quero mi cadidatar a vaga de caminhonista
Tenho interesse pra vaga motorista
Chama que vou 86.99422-6437 zap
Também gostaria de me candidatar à vaga de motorista no Reino Unido sou motorista no Brasil com experiência
Tenho interesse de trabalhar fora Tenho 2 filhas uma 15 e uma 9 vejo uma grande oportunidade de comessar uma nova história na vida de minha família se eu posso proporcionar isso então estou a disposição te mais de 8 anos de carteira de motorista caminhão. rickbarbertaubate@gmail.com
Ou *55 (12) 99733-6093.
Como faço para me candidatar a vaga alguém sabe dizer heltonalves23@hotmail.com
Estou a disposição de trabalhar
Tenho inderese de partisipa destas vacas mechamo Ronaldo Joaquim da silva tenho cnh AE e sertivicado do MOP E GARGA INDIVIZIVIO Email Jdasilvaronaldo909@gmail.com
Marcos Roger …experiência comprovada na Categoria D mais agora tô com a E
disponível urubureal32@gmail.com
Meu nome Cezar soares tenho carteira E tenho interesse
soares.menezes@yahoo.com.br
Me chamo Alessandro Leite CNH AD curso do MOOP tenho interesse meu e-mail alessandroleite86@hotmail.com.
interessados podem entrar em contato
Bom dia
Sou Carlos tenho interesse em tralho sou motorista
Me chamo Sidnei tenho cnh AD estou disponível pra viagem de imediato desempregado a 5 anos habilitação nova classificada a 2 anos para AD preciso de trabalhar faço qual que trabalho.
Olá, tenho interesse, como faço para me cadastrar, onde?, como?
Estou a disposição
Olá, tenho interesse e disponibilidade total! Tenho um Inglês intermediário! Diz pra nós onde podemos nos escrever! Seria completa a matéria com essa informação!!!
Estou disposto a ir trabalhar fora aja visto que já estou no ramo a trinta anos ,esta profissão não é reconhecida em pais algum mas se a gente gosta de fazela , deveriam nós valorizar mais
Estarei a disposição tenho experiência com Sider tanque baú carga seca bitrem e rodotrem por mim fico lá pra sempre qualquer lugar é melhor que o Brasil espero ter uma oportunidade
Gostei vai beneficiar muitos profissionais
Boa noite sou carioca e moro atualmente no estado da paraíba e tenho enteresse na seleção pra trabalhar no exterior meu zap 83991177500
bom dia!
Me chamo Gilberto Viveros Mosquera e tenho interesse de participar da seleção para ser carreteiro no Reino Unido. Trabalho como motorista há alguns anos. Qual site devo acessar para mandar meus dados.
Se tiverem 20.000 mil em conta da certo.por que eu nao tenho
Estou a disposição…
Seria uma ótima oportunidade de trabalhar
Nossa tem as vagas mais nada sabemos como será quem poderá ir
O governo do reino unido sao racistas e abusados exigência de mais para quem esta com a corda no pescoco so da visto temporário para se desenrascar e depois o motorista que se foda pois que va o presidente e os políticos pegar no camião merecem e ficar peor para darem valor o motorista
A reportagem, além das colocações anteriores, deveriam informar sobre a Habilitação. As empresas vão fazer adequação de acordo com as leis do País? Ou haverá um acordo para nestes 6 meses utilizar a CNH brasileira?
Poderiam informar como nos brasileiros podemos fazer para conseguir uma vaga e condições pra ir
A reportagem podia ser mais completa, com informações sobre quais países serão contemplados com vistos, qual o salário e benefícios e exigências para se candidatar às vagas.
O Governo do Reino Unido vai divulgar os detalhes do plano nos próximos dias