Volvo apresenta VNL autônomo nos Estados Unidos

por Blog do Caminhoneiro

O mercado de caminhões que não precisam de motoristas para serem operados está crescendo em várias partes do mundo. A Volvo, em parceria com a empresa Aurora, apresentou nesta semana o Volvo VNL com sistema de direção autônomo de nível 4. O modelo, que ainda é um protótipo, é equipado com a tecnologia Aurora Driver, e é um passo importante para o mercado de caminhões pesados totalmente autônomos na América do Norte.

Com o avanço dos testes, a Volvo fica cada vez mais perto de oferecer a todos os clientes interessados os caminhões que podem ser operados sem motoristas, além de outras tecnologias abrangentes para veículos comerciais.

“A Volvo Autonomous Solutions tem o orgulho de dar nossos primeiros e importantes passos em direção ao Volvo VNL autônomo na América do Norte. Nossa base de clientes de longa data e suas prioridades estão na vanguarda do nosso caminho para o desenvolvimento de caminhões autônomos. Acreditamos fortemente em um futuro no qual soluções de transporte seguras, sustentáveis ​​e eficientes são essenciais para qualquer sociedade prosperar, e o transporte comercial autônomo de caminhões é uma peça importante dessa transformação”, disse Nils Jaeger, presidente da Volvo Autonomous Solutions.

O desenvolvimento de caminhões autônomos é feito pela equipe global da Volvo, e a montadora já prepara sua linha de produção para montagem de caminhões totalmente autônomos no futuro, em Dublin, no estado norte-americano da Virgínia.

As tecnologias oferecias hoje em dia pela Volvo, como a Volvo Dynamic Steering (VDS) e transmissão automatizada I-Shift, em conjunto com as tecnologias de direção autônoma da Aurora, criam um caminhão autônomo que roda em completa segurança, mesmo sem um motorista humano dentro da cabine.

“Estamos orgulhosos de que nosso modelo Volvo VNL servirá como base para o desenvolvimento de caminhões autônomos norte-americanos para oferecer aos nossos clientes a próxima geração de soluções de transporte seguras, eficientes e sustentáveis”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.

Além da segurança, os caminhões autônomos podem operar de forma mais sustentável, com menor emissão de gases poluentes, minimizando o impacto ambiental.

“Acreditamos que as soluções autônomas complementarão o sistema de transporte de hoje e serão implementadas onde houver um propósito e onde fizer sentido. É importante para nós fazer parte dessa transformação e, junto com nossos clientes e parceiros, ser um líder na construção de um novo ecossistema”, disse Sasko Cuklev, chefe de soluções on-road da Volvo Autonomous Solutions.

A partir de agora, o caminhão começará a ser testados em rotas entre pontos de distribuição de empresas nos Estados Unidos, em rotas que estão sendo escolhidas pela Volvo. A Volvo também está realizando amplos estudos com clientes e potenciais clientes dessa tecnologia, para saber como deixar os produtos melhores para atender às suas demandas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!