Caminhões autônomos gigantes serão usados em operação no Pará

por Blog do Caminhoneiro

Verdadeiros Transformers estão sendo colocados em operação no maior complexo de extração de minério de ferro do mundo, localizado em Carajás, no Pará. Seis unidades dos caminhões de mineração Komatsu totalmente autônomo, que não precisam de um motorista para funcionarem, estão sendo usados no local. Mais quatro unidades serão entregues até o final desse ano.

Os caminhões funcionam por um sistema inteligente, com GPS, radares e sensores, e viajam sozinhos entre a lavra de mineração e a área de descarregamento. Se houver qualquer problema que possa impedir o tráfego, o caminhão para sozinho e espera que o problema seja resolvido para poder seguir viagem.

O sistema de segurança conta com sensores que detectam diversos tipos de objetos, como pedras grandes, veículos de pequeno porte, outros equipamentos tripulados, bem como obstáculos gerais nas proximidades da pista. Com isso, situações de risco, como tombamento, atropelamento e colisão, são eliminadas do processo.

Além dos ganhos em segurança para os trabalhadores, o uso de caminhões autônomos representa ganhos ambientais significativos.

“Com os controles autônomos, previsão e repetibilidade associadas ao sistema, conseguimos maior vida útil dos equipamentos e seus componentes. Outro ponto a destacar, de acordo com nossos dados globais, é a melhoria de cerca de 40% na vida útil dos pneus e freios, e em uma redução de 13% na manutenção geral, o que leva à diminuição dos resíduos gerados se comparado com a operação tripulada. Com isso, temos também redução da emissão de gases poluentes na atmosfera”, explica Javier Mitsuyo Matsuda, gerente-executivo do Projeto AHS (Sistema de Transporte Autônomo) da Komatsu.

Em Parauapebas-PA, foi montado um centro de treinamento, dedicado à capacitação de pessoas envolvidas na operação desses gigantes. Estão sendo oferecidos treinamentos aos colaboradores para a operação adequada dos novos equipamentos autônomos. Até o momento, mais de 50 profissionais já foram capacitados, número que deve chegar a 120 pessoas até o final do ano.

Atualmente, mais de 400 caminhões autônomos Komatsu são usados em todo o mundo, com os primeiros veículos sendo usados desde 2008. No total, mais de 4 bilhões de toneladas de materiais já foram movimentadas por esses caminhões.

Além dos basculantes, o sistema AHS também está sendo aprimorado para o uso em caminhões-pipa. Em testes atualmente, o caminhão funciona completamente sozinho, em todos os ciclos da operação da água, e deverá estar pronto para venda a partir de 2022.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM

Deixe um comentário sobre o tema!