Seriado “As Aventuras de BJ” marcou uma geração de apaixonados por caminhões

Quem foi criança nos anos 1980 lembra bem da série As Aventuras de BJ (“B.J. and the Bear”), que passava na TVS e no SBT. Originalmente, a série foi ao ar pela TV norte-americana NBC, entre 10 de fevereiro de 1979 e 9 de maio de 1981.

Na série, o caminhoneiro Billie Joe “BJ” McKay, interpretado pelo ator Greg Evigan, dirigia seu caminhão Kenworth K-100 Aerodyne ao lado de seu companheiro Urso (Bear), um chimpanzé de estimação.

A história conta que BJ se tornou caminhoneiro depois de voltar da Guerra do Vietnã, e os episódios sempre mostram o caminhoneiro resolvendo crimes por onde viaja.

Além das histórias cheias de ação, os episódios mostravam o caminhão Kenworth novinho. Após a série e até 2007, o caminhão estava perdido. Ele foi encontrado por Mike Johnson no estado da Georgia, e restaurado pela equipe de Craig e Paul Sagehorn.

Durante a restauração, enquanto o caminhão era desmontado para jateamento, foi encontrada a inscrição “BJ and the Bear by WS”, onde a quinta-roda era fixada.

A família Sagehorn já possuía um Kenworth personalizado idêntido ao usado na série, que foi vendido em 2008, depois que o original foi encontrado. Após a restauração, o caminhão passou a ser apresentado regularmente em shows de caminhões e outros eventos em todo o país.

Como curiosidade, o macaco usado nas filmagens acabava ficando estressado com as longas horas para produção das imagens, e, em muitas ocasiões, causou danos dentro da cabine, principalmente em itens de acabamento, que precisavam ser trocados para seguir com as gravações.

Até hoje a série faz muito sucesso e coleciona fãs no mundo inteiro, que, quando crianças, sonharam em ser caminhoneiros para viverem algumas das aventuras enfrentadas por BJ e seu fiel companheiro Urso, a bordo de um imenso e imponente caminhão. E aí, você assistiu essa série? Conhece os personagens?

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

1 comentário

Aldo Ferreira Garcia 26/05/2022 - 15:59

Se não me engano, no SBT, o nome do macaco era Clyde.

Reply

Deixe um comentário!

O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980? Caminhões chineses são equipados com cabine de modelo da década de 1970 Conheça o transporte Piggyback, muito usado nos Estados Unidos