Caterpillar apresenta o maior caminhão-pipa do mundo, que não precisa de motorista

por Blog do Caminhoneiro

Totalmente autônomo, o novo Caterpillar 789D é o maior caminhão-pipa totalmente autônomo do mundo. O desenvolvimento da tecnologia foi feita pela própria Caterpillar, para atender as demandas de clientes que precisavam desse tipo de equipamento em seus sites de mineração.

A Caterpillar destaca que o veículo pode operar de forma completamente autônoma, e que foi desenvolvido para atender aos objetivos dos clientes, aumentando a segurança e a produtividade dentro das minas.

“Todos nós estamos trabalhando em prol da mina autônoma do futuro. Porque? Porque para clientes de mineração que operam caminhões em ambientes remotos e acidentados, as soluções autônomas e de monitoramento de frota, como o MineStar, mantêm os operadores seguros e as operações de mineração funcionando melhor do que nunca. Quando um importante cliente de mineração solicitou que uma tecnologia autônoma fosse aplicada aos caminhões-pipa em seu site, além dos próprios caminhões de mineração, a Equipe Caterpillar começou a trabalhar no desenvolvimento do primeiro caminhão-pipa totalmente autônomo, o 789D”, disse Craig Watkins, Gerente Comercial MineStar da Caterpillar.

“Esta é a primeira vez que aplicamos essa tecnologia a um caminhão-pipa e poderemos usar o que aprendermos para criar os caminhões-pipa do futuro. Este é o exemplo atual de como estamos expandindo o que é possível com autonomia, mas há outras partes do negócio onde esse mesmo trabalho fora da caixa está sendo executado. Do ponto de vista da carreira, isso fala sobre a gama de projetos dos quais alguém com interesse em automação pode fazer parte”, destacou Andy Verheyen, Gerente Sênior de Engenharia Eletrônica da Cat.

Caminhões pipa de grande porte em minas são usados para redução da poeira nas estradas de terra, garantindo que o restante do trabalho, também com caminhões gigantes, seja feito com mais segurança e agilidade. Mas houve todo um cuidado para que o trabalho de molhar as vias seja feito de forma correta, evitando a criação de áreas com barro.

O veículo totalmente autônomo agora está em fase de testes avançados com clientes da Caterpillar, e se tornará um produto comercial muito em breve.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!