Mercedes-Benz comemora os 25 anos do Actros

por Blog do Caminhoneiro

Nascido para trazer mais eficiência de combustível, disponibilidade, conforto e segurança para o motorista e todos os outros usuários da estrada, o Actros comemora 25 anos de história, como o carro-chefe da Mercedes-Benz.

A primeira geração do modelo foi apresentada em 1996, como marco de comemoração dos 100 anos da invenção do caminhão, por Gottlieb Daimler em 1896. O Actros iniciou a produção de caminhões cada vez mais tecnológicos.

“Há um quarto de século, o Actros é o carro-chefe do nosso portfólio de produtos”, disse Andreas von Wallfeld, chefe de marketing, vendas e serviços da Mercedes-Benz Trucks.

Desde 1996, cada geração do Actros é pioneira em termos de segurança, ótimo consumo de combustível, conectividade e conforto. a primeira geração do Actros se destacou com o sistema de freios eletrônicos (EBS), rede CAN bus e a cabine MegaSpace com piso plano.

No Actros 2, os destaques foram o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist, o Lanekeeping Assist, a transmissão Powershift e um novo conceito de desenvolvimento. O Actros 3 tinha características impressionantes, como o sensor de luz e chuva e o sistema de frenagem de emergência, Active Brake Assist, e transmissão Powershift atualizada, antes de o Actros 4 definir padrões completamente novos com a nova geração de motores com especificação Euro VI, o sistema de controle de cruzeiro Predictive Powertrain Control, e um câmbio Powershift ainda mais eficiente.

O Actros 5, disponível desde 2018, teve quatro estreias mundiais para oferecer. Com o Active Drive Assist (ADA), o primeiro sistema de assistência do mundo para a direção semiautomatizada (Nível 2) entrou em produção em série. ADA auxilia ativamente o motorista sob certas condições com orientação longitudinal e lateral do caminhão e pode manter automaticamente a distância para o veículo à frente, acelerar e também dirigir se as condições do sistema necessárias, como raio de curva suficiente ou marcações de estrada claramente visíveis, forem atendidas. A proteção ainda maior para pedestres é fornecida pelo Active Brake Assist 5, o sistema de freio de emergência que pode aplicar a frenagem de parada total máxima em resposta ao movimento de pessoas. Além disso, pela primeira vez, os espelhos externos foram removidos de um caminhão com o MirrorCam.

A última novidade na linha do Actros é o modelo eActros, lançado para o mercado neste ano, totalmente elétrico. O veículo é o primeiro modelo de produção em série nascido para distribuição pesada. São dois motores elétricos integrados com duas velocidades.

Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e excelente dinâmica do veículo, enquanto o acionamento elétrico silencioso e livre de emissões significa que o caminhão também pode ser usado para entregas noturnas e entrada em grandes centros com proibição de circulação de veículos a diesel.

O eActros é um claro compromisso por parte da Mercedes-Benz Trucks com o transporte rodoviário neutro em CO2.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!