Western Star anuncia encerramento da produção do modelo 5700XE nos Estados Unidos

por Blog do Caminhoneiro

A Daimler Trucks North America confirmou ontem o encerramento da produção do caminhão 5700XE, produzido pela Western Star, subsidiária do grupo. A decisão já era esperada, devido a vários clientes terem seus pedidos cancelados para o modelo nas últimas semanas.

Para compra de um caminhão nos Estados Unidos, a maioria dos clientes dá um sinal, cerca de US$ 1.500, e faz o pagamento restante, em dinheiro ou financiamento, na entrega do bem. Clientes que fizeram encomendas do 5700XE durante este ano, que tinham entregas previstas para novembro e dezembro, receberam ligações dos vendedores, que diziam que o pedido foi cancelado pela fábrica, e que os valores do sinal seriam devolvidos.

Um desses clientes é Alex Kholb, que fez a encomenda em julho. Ele esperava o caminhão para novembro, mas a entrega foi adiada para janeiro. Na última semana, o vendedor anunciou que o veículo não seria entregue. Kholb ficou furioso por isso, já que agora nenhuma montadora vai conseguir entregar um caminhão novo até janeiro. O valor total do caminhão é de US$ 165 mil.

A pedido de alguns veículos de imprensa dos Estados Unidos, a Daimler Trucks North America divulgou um comunicado que diz:

“A DTNA decidiu interromper a produção do Western Star 5700 XE, no final do ano de 2021. Desde 2015, o 5700 XE atendeu com sucesso a necessidade do mercado para o segmento premium de rodovias, anteriormente sem solução, e a Western Star continuará a atender a esse segmento e aos nossos valiosos clientes no futuro”.

Um novo caminhão deverá ser lançado nos próximos meses pela marca, acima do modelo 49X, lançado no ano passado, também usando a nomenclatura X. Recentemente, um caminhão grande com pintura camuflada, foi flagrado em uma rodovia dos EUA, já com uma nova grade, semelhante ao 49X. O novo produto deverá ser o 57X.

Novo modelo em testes

Para os clientes que tiveram suas encomendas canceladas pela Daimler, caberá fazer a compra de outras montadoras ou procurar caminhões usados. As encomendas de caminhões Zero KM feitas agora nos Estados Unidos estão com entregas previstas para o início de 2023.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

1 comentário

Rodrigo 12/11/2021 - 13:12

Se cuida, grupo Daimler, norte americano não aceita ser tratado igual Zé ninguém e ser esnobado! Tem um outro grupo, o Sr. Paccar, e outros, que estão sedentos por mais vendas e os clientes da Freightliner/Western Star estão na mira deles.

Trate os clientes como reis e rainhas e tenha mais humildade, Mercedes do Norte.

Reply

Deixe um comentário!