Montadora chinesa apresenta o caminhão Homtruck, que será produzido a partir de 2024

por Blog do Caminhoneiro

A Farizon Auto, que pertence ao Geely Holding Group, apresentou as primeiras imagens do Homtruck, um cavalo-mecânico da próxima geração de caminhões, com possibilidade de uso de hidrogênio, metanol ou eletricidade. O início da produção comercial está previsto para 2024.

De acordo com a montadora, o caminhão será um dos veículos comerciais mais avançados e limpos na estrada, com foco na eficiência, segurança do motorista e dos pedestres, ostentando grandes avanços em trens de força sustentáveis.

Na versão totalmente elétrica, o caminhão poderá operar com sistema de troca de baterias, para evitar ficar parado para recarregamento, garantindo que seja melhor aproveitado.

O nome do modelo deriva de Home Truck, nome que surgiu da ideia dos criadores do modelo de fazer um veículo onde o caminhoneiro se sinta em casa. A Farizon destaca que os motoristas de caminhão ficam por grandes períodos de tempo nos veículos, muitas vezes mais tempo na estrada do que em casa. Por isso, a cabine desse caminhão integra trabalho, vida e entretenimento, garantindo satisfazer todas as necessidade do motorista.

Além disso, o caminhão recebeu uma série de tecnologias voltadas à otimização da operação de transporte, com conectividade, rastreamento e cálculos operacionais ao longo de cada rota.

O cérebro eletrônico do Homtruck pode utilizar os sensores do veículo para analisar dados de tráfego em tempo real e planejar novas rotas. Além disso, o sistema de gerenciamento de energia também trabalha para obter o desempenho econômico ideal e é capaz de recomendar rotas necessárias para reabastecimento ou recarga.

Dentro da cabine, o caminhão recebeu um conceito de casa, com banheiro completo com chuveiro e sanitário, cama de solteiro, geladeira, comodidades para fazer café, cozinha e até uma pequena máquina de lavar.

O design ergonômico do assento e a câmera de alta definição ajudam a garantir que os motoristas estejam bem descansados ​​e bem focados, enquanto um assistente inteligente acoplado a câmeras de 360 ​​graus ajudam a manter o motorista ciente de quaisquer problemas ao redor do veículo enquanto está em movimento ou enquanto estacionado.

Os projetistas também usaram tecidos suaves, plásticos sustentáveis e até mesmo bambu na criação do interior da cabine, garantindo um ambiente saudável e ecológico.

“O Homtruck da Farizon Auto é o resultado das sinergias entre a experiência tecnológica da Geely Holding e seus parceiros na indústria automotiva global. O Homtruck representa um movimento significativo em direção a um sistema de transporte de carga com zero carbono e abre as portas para uma nova era para o setor de logística”, disse o presidente do Geely Holding Group, Eric Li.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!