Pesados Iveco – O melhor custo benefício da categoria

por Blog do Caminhoneiro

A Iveco é a montadora que mais tem crescido em vendas no mercado nacional. Entre janeiro e agosto desse ano, a Iveco emplacou mais de 5.100 caminhões, e tem obtido resultados excelentes nas vendas dos modelos pesados, o Iveco Hi-Way e o Hi-Road. E não é para menos: esses são os caminhões que tem o melhor custo benefício da categoria.

Vamos aos fatos:

O Hi-Way foi lançado no Brasil em 2013, logo após ter sido apresentado na Europa. Além de uma nova cabine, muito mais espaçosa, o caminhão chegava ao mercado nacional sendo considerado o Truck of the Year 2013, prêmio que recebeu no Salão de Hannover, que acontece a cada dois anos na Alemanha.

O caminhão é equipado com o robusto e econômico motor FPT Cursor 13, com potências de 440, 480 e 560 cavalos, aliado ao versátil câmbio ZF 16 AS 2630 TO, automatizado, com 16 marchas, e conta com versões 4×2, 6×2 e 6×4, podendo ser usado em uma ampla variedade de aplicações, desde cargas mais leves, de alto volume, até composições como rodotrem, com PBTC de 74 toneladas.

Um dos grandes destaques desse modelo, a cabine, oferece um amplo espaço de bem-estar ao caminhoneiro, com piso semi-plano, e altura de 1,90 metro do piso ao teto, permitindo que o caminhoneiro se movimente com facilidade a bordo do veículo. Além da cabine de teto alto, a Iveco ainda oferece modelos com teto médio, voltado para operações que precisam de uma cabine um pouco mais baixa.

Para o descanso, o motorista conta com uma cama ampla, com 2 metros de comprimento por 0,75 m de largura, com colchão de alta densidade. Para o dia a dia na estrada, o painel é completo, ergonômico e funcional, o que garante fácil acesso a todos os comandos, e ainda possui uma série de funções no volante, o que evita que o caminhoneiro tire as mãos do volante durante a condução.

O outro modelo campeão de vendas da Iveco é o Hi-Road, um pesado que oferece muita robustez e durabilidade, com conforto e baixo consumo de combustível. O pesado foi lançado pela Iveco em 2018, substituindo a consagrada família Stralis, e é fruto de um investimento de mais de US$ 120 milhões anunciado pela montadora em 2017.

O caminhão chegou ao mercado equipado com o mesmo motor do irmão maior, o FPT Cursor 13, e a versão Cursor 9, de 9 litros. Na versão de maior litragem, a potência é de 400 ou 440 cavalos, e na versão de 9 litros são 360 cavalos, exclusivamente em configuração 4×2. Na outras potências, está disponível no 4×2, 6×2 e 6×4.

Assim como no Hi-Way, oferece uma cabine ampla e confortável para o motorista, com controles acessíveis, volante multifuncional, vários porta-objetos, e ampla área envidraçada, garantindo uma maior visibilidade da estrada.

Para o conforto ao dirigir, o caminhão conta com bancos High Confort para o motorista e passageiro, que oferecem regulagem de altura, de profundidade e de inclinação e cinto de segurança integrado, de destacando na questão de segurança.

Mas, além de um visual harmonioso e que transmite robustez, os caminhões Hi-Way e Hi-Road contam com muita tecnologia, resultado de grandes investimentos da Iveco em melhoria dos produtos ao longo dos anos.

Boa parte dos estudos da montadora se concentraram no aumento da performance dos caminhões, aliada à redução de consumo de combustível. Graça a esse cuidado nos detalhes, os caminhões tem maior potência e alto torque já em baixas rotações, o que garante a melhor eficiência no consumo de diesel, custo vital para o setor de transportes atualmente.

“A Iveco evoluiu muito e tem se mostrado cada vez mais como uma das opções mais inteligentes para o transportador. A nova campanha tem o objetivo de usar fatos chancelados por grandes clientes que optam por nossos produtos para mover seus negócios, para desmistificar conceitos ultrapassados sobre a marca. Vamos mostrar como nossos produtos evoluíram e temos um portfólio de pesados com alta qualidade, excelente custo benefício, baixo consumo e um pós-vendas pronto para atender nossos clientes com rapidez e excelência, em 100% do território nacional. Veremos cada vez mais a Iveco se posicionar no mercado de maneira contundente”, afirma Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul.

A maioria das evoluções trazidas nos caminhões Iveco nos últimos anos veio das respostas dadas pelos clientes da marca. Graças a esse feedback, a montadora chegou a um projeto otimizado, com melhorias em componentes como turbina, coletor de escape, volante do motor e melhoria no sistema de arrefecimento, além receberem uma nova calibração de motor e caixa de câmbio.

Além do consumo de combustível mais baixo, o que impacta positivamente as contas dos clientes, o maior torque oferece uma velocidade média mais alta nas viagens, com melhor aceleração e retomada da velocidade de cruzeiro, aumentando a produtividade do caminhão.

Mas, se o cliente optar por um consumo de combustível ainda menor, os caminhões Iveco contam com uma opção chamada de Modo Econômico, que pode ser acionada pela tecla ECO no painel, que muda o mapeamento do motor e coloca o consumo de combustível como prioridade.

Por tudo isso e muito mais, os caminhões Iveco são a opção com o melhor custo beneficio entre os modelos do segmento de pesados, garantindo alta rentabilidade ao transportador.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!