Contran publica resolução que autoriza circulação dos implementos com quatro eixos e bitrem no 6×2

por Blog do Caminhoneiro

Um presente de natal para milhares de proprietários de implementos dotados de quatro eixos: O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje a Resolução Nº 882, de 13 de dezembro de 2021, que altera os limites de pesos e dimensões para veículos, passando a autorizar definitivamente a circulação dos implementos desse tipo.

O texto da Resolução, no Artigo 6º 1F, diz que o Peso Bruto Total Combinado para combinações de veículos articulados com duas unidades (cavalo e carreta), do tipo caminhão-trator e semirreboque com quatro eixos, sendo um conjunto de eixos traseiros em tandem triplo e um eixo distanciado, com comprimento total igual ou superior a 17,5 m é de 58,5 toneladas.

Já o parágrafo 2º do Artigo 19 traz outra alteração importante. De acordo com esse texto, combinações com PBTC de até 58,5 toneladas poderão ser tracionadas por cavalos 4×2 ou 6×2. Com o entendimento que o texto dá, isso passa a permitir que carretas do tipo bitrem, que tem PBTC de 57 toneladas, possam ser tracionadas por cavalos-mecânicos 6×2, alterando uma regra que existe desde 2011, quando o cavalos para tracionar bitrem passou a ser obrigatoriamente 6×4.

Foi justamente essa regra do Contran que fez surgir o implemento com quatro eixos. Como os bitrens não poderia mais ser tracionados por cavalos 6×2, o custo de aquisição de modelos 6×4 ficava mais alto. Consequentemente, o implemento de quatro eixos passou a ser uma alternativa.

Nos últimos meses, o Contran já havia realizado uma consulta pública sobre esse tema, com um texto muito próximo do publicado hoje, que recebeu dezenas de contribuições. Esses implementos também passaram por diversos tipos de testes de circulação, e estudos foram desenvolvidos em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária ao longo dos últimos anos.

Com a publicação da Resolução 882, que entra em vigor no próximo dia 03 de janeiro de 2022, os proprietários desses implementos poderão obter a documentação necessária para circulação em todo o território nacional, acabando de vez com as dúvidas que haviam sobre o tema.

Para consultar a resolução na íntegra, acesse o link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-contran-n-882-de-13-de-dezembro-de-2021-370017699.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

 

42 comentários

Lucas 05/02/2022 - 22:54

Boa noite! Tenho uma dúvida, é permitido colocar o quarto eixo na LS de 12,40? Desde já agradeço!!!

Reply
Wilson Tadeu 25/01/2022 - 17:17

Tenho os dois, ambos são bons, mas o bi trem é melhor pra pneus, freio, e manobra. Arrasta menos.

Reply
Waldecyr Batista Castilho 09/01/2022 - 23:46

Que vergonha contran a liberação do 4 eixo ……a polícia civil declarou que é crime adulterar chassis e mesmo assim foi altorizado……no que acreditar nesse Brasil me digam ……..

Reply
Waldecyr Batista Castilho 09/01/2022 - 23:42

No Brasil não se luta por valor de frete briga-se por peso o povo burro estão iguais na Europa caminhões lá tem 5 eixos e carregarm 26 Ton de cargas e mais nada .. lá se cumpre a lei viu contran…..

Reply
Waldecyr Batista Castilho 09/01/2022 - 23:37

UMA PERGUNTA AO CONTRAN COMO FICA A POLICIA CIVIL QUE FEZ UMA INVESTIGACAO E PRENDEU VARIAS PESSOAS COMPROVANDO QUE ERA ILEGAL A ADULTERACAO DE CHASSIS ….ISSO DEIXA CLARO QUE NO BRASIL NAO TEMOS NAIS CUMPRIMENTOS DE LEIS,,,, VIROU UMA TERRA DE NINGUEM ….E O BITREM VAI PASSAR PARA QUANTO O PESO BRUTO EM SRA DO CONTRAN………TO PENSANDO EM FAZER UM 5 EIXO NA LS JA QUE TUDO PODE VAMOS POR EIXO ENQUANTO TIVER ESPAÇO…

Reply
Elias Pereira da Silva 05/01/2022 - 20:06

Aí.ai.. vez de aumentar o preço do frete..aumenta o caminhão..e o consumo como que fica? S contar que coloca 58.5 Ton. Numa 113 e fica aí se matando nas estradas da vida…o sofrimento meu deus..

Reply
Raimundo Nonato Pinheiro 01/01/2022 - 13:59

Nonato pinheiro

Reply
Pedro Honório 31/12/2021 - 23:20

Eu sou proprietário de uma 4eixo da de 10 a 0 na ls normal muito mais freio estabilidade só quem já viajou em uma que sabe o que estou falando .

Reply
Izaias 28/12/2021 - 10:16

Izaias. Acredito eu, o que danifica a malha viária, não e o peso transportado pelos equipamentos rodoviários, seja ele qual for. Mais sim a CORRUPÇÃO, fazem a licitação para pavimentar uma certa rodovia, gastam apenas uma certa quantia com a infraestrutura precária e resto do mirante, colocam no bolso, ou melhor, nos ROUBAM.

Reply
Ronaldo rocha 28/12/2021 - 07:16

Essa corja que tá no poder fica aceitando o errado pra passar mel na boca de besta querendo voto o petróleo nunca teve tão alto aí não faz nada tempo dele já tá vencendo!!!

Reply
Ageu 27/12/2021 - 13:36

Concordo com o Daniel

Reply
fabio lima 27/12/2021 - 13:15

quantos ignorantes comentando…. nunca deve ter entrado dentro nem de um 608…. 4 eixo muito mais estabilidade, muito mais seguro em curvas, menos ipva, nao anda com eixo erguido pq perdi a estabilidade, nao atrapalha nada em bitrem, mesmo pq tem carga q bitrem nem leva como uma madeira maior ou canos. e pros retardado petista fica sabendo q nao foi bolsonaro seus idiotas.. lei ja tem muito tempo em tramitaçao…

Reply
Rodrigo 27/12/2021 - 10:40

Ótima notícia, mais rentabilidade para nossa categoria. Menos indústria da multa

Reply
Júlio César Canabarro 26/12/2021 - 13:17

Foi e é projetada para esse peso mas os olhos grandes apareceram daí está acontecendo o que já a muito tempo previão, migração de caminhões pra todo o lado

Reply
Milton Yamada 26/12/2021 - 13:08

Esse peso para o quarto eixos na minha opinião está errado,senso que para o bitrem andar com menos peso que é muito mais dimensionado w seguro, deve ser analisado essa questão, e além de que todos os quarto eixos andar carregados com o dito quarto eixo levantado ai cem a questão qual deles danificam mais as rodovias

Reply
Sergio Ney Grolla 26/12/2021 - 11:16

Na minha opinião o que estraga a malha viária do Brasil é a falta de fiscalização, só isso,se houvesse balança para todas as rodovias não avia excesso de peso.

Reply
Vergilio 26/12/2021 - 10:31

Nunca vi acidente com quarto eixo e cada comentário que nen deveria estar aqui

Reply
Claudio gualberto 26/12/2021 - 07:43

Melhor opção no momento pro transporte,a quarto eixo é melhor que até o 9 eixos

Reply
Marcelo de Souza Villalba 26/12/2021 - 06:50

Ainda acho que estamos colocando nossas vidas em risco pra dar lucro para o Agro. Por questão de segurança e fluidez (objetivos do CTB) o PBTC não deveria passar de 40t, o comprimento do cavalo deveria ser liberado e quem quiser andar com bi-articulado ou mais teria que colocar batedor e seguir todas as regras para cargas especiais. Nossos amigos estão perdendo a vida e as viúvas estão ficando sem assistência.

Reply
Cleimar 26/12/2021 - 06:30

Nosso presidente é o cara sempre surpreende o povo sofrido tomara que libere para passar nas rodovias estaduais enclusive

Reply
Cleimar 26/12/2021 - 06:26

Nosso presidente é o cara sempre fazendo mais para o povo sofrido tem que liberar todos os tipos de carga nas rodovias estaduais enclusive parabéns

Reply
ROBERTO DIAS ALVARES 25/12/2021 - 15:31

O objetivo dos veículos de carga ė transportar o máximo de carga que o implemento permitir, desde que não haja sobrecarga do equipamento, danos ao pavimento ou prejuízo á segurança. Assim sendo, qualquer mudança que venha melhorar o ganho das transportadoras e do caminhoneiro deve ser comemorada. Pelo que entendi, a consulta pública, levou em conta a opinião dos transportadores para ser implementado. Cabe æs concessionárias que administram as estradas, a polícia rodoviária fiscalizar os excessos cometidos e puni-los com multas, mas a meu ver essa medida é benéfica ao transporte

Reply
Antonio Grim 25/12/2021 - 15:25

Eu acho que deveria exigir um cavalo mecânico 6×4 pra tracionar este peso a mais que o ls pois a segurança em relação a quebra em ladeiras mais íngremes e ocorrer o efeito de (patinar) em dias de chuva diminui muito em um caminhão 6×4 do que em um caminhão 6×2 a segurança neste caso melhoraria muito

Reply
Hebert 25/12/2021 - 12:18

Isso é a capacidade bruta de tracionamento relacionado a capacidade do motor . Para efeitos de balança ambos estão na mesma categoria . Vai depender da carroceria instalada para saber o peso líquido permitido .

Reply
Gilberto Bonisson 25/12/2021 - 11:32

Não concordo que o peso a mais em um caminhão prejudica as estradas.
Um 710 tem capacidade de carga de 7 t bruto .
Um 915 tem capacidade de carga de 9 t bruto.
Ambos usam o mesmo tipo de pneu, mesmo entre-eixos.
Pq a 710 com 8 t. Vai estragar a rodovia e um 915 com 9 t. Não.
Alguém me explica isso ai.
.

Reply
Warley Silva 25/12/2021 - 10:37

Vejo uns comentários sem lógica, p começar a questão da malha viária ser danificada por uma quarto eixo, tinham de ter pensado quando fizeram de bitrens os famosos 3×3 curtos , esses sim acabam c a malha viária , e continuam circulando por todos os lados , enfins a tecnologia é a alma do negócio , e no momento a quarto eixo está sendo a melhor opção ….

Reply
Marizio Andrade 25/12/2021 - 10:22

Você é motorista?você já dirigiu BITrem? Como você opina em algo que não é sua praia? Esse implemento é sem duvida mais competitivo estamos melhorando, crescendo em segurança, é melhor pro condutor é melhor para o Brasil. É melhor pra você ( motorista de automóvel)

Reply
Aguinaldo lucena 25/12/2021 - 08:46

A todos que criticam o equipamento convido vcs a entender do assunto primeiro porque já estava liberado no cavalo mas na carreta e melhor por questões de segurança e ainda anda com dois pneus a mais de segurança agora pros desavisados a Vanderleia passa com 36 a 37 toneladas são só 4 mil de diferença pra jogar num eixo me expliquem os críticos de plantão onde o 4 eixo é ruim pro pessoal do bitrem vão se adaptar por conta que é assim mesmos são as mudanças e a evolução do sistema o bitrem já estava absolutamente substituído pelo rodotrem ok e aoende esta prejudicando quem vamos conhecer do assunto abcs A.G.L transportes..

Reply
Joao Antonio Marrega 25/12/2021 - 08:43

Quem mandou votar no miliciano bozo

Reply
Enio Reinaldo De Oliveira 25/12/2021 - 00:37

os chamados bitrens estão andando com 120 toneladas de peso bruto arrebentando com o asfalto do Brasil inteiro agora o Bolsonaro vem puxar o saco dos camioneiros olha o preço do diesel? quando a malha viária do Brasil estiver toda arebentada aí o governo vai encher de pedágio no momento não tem balança pesando no Brasil. o camioneiro se obriga a andar acima do peso para sobrar umas migalhas. os camioneiros acreditaram em Bolsonaro e ele traiu toda a categoria inclusive eu, mas a partir de 06/10/22 ele tá na rua do governo.

Reply
Alecio Rumpel Teixeira 24/12/2021 - 22:03

Quem pode mais chora menos…

Reply
José 24/12/2021 - 21:39

Frutos de um país mal administrado, onde o jeitinho, conserta as coisas. Não sou contra, acho até justo, mas o nosso sistema viário ainda não está compatível com Tamanha decisão. Mas …..é assim que as Coisas funcionam por aqui. É esperar….pra ver.

Reply
Ivan César Ballin 24/12/2021 - 21:31

Tinha que ser no Brasil , o Bitrem com peso mais distribuído perder pra carreta no Quarto eixo. ISSO É UMA VERGONHA.

Reply
ANDRE LUIS DE OLIVEIRA MARQUES 24/12/2021 - 20:42

O custo benefício será bem maior para a carreta com o quarto eixo. Infelizmente os famosos bitrens vão virar sucata. Para o dono de caminhão e as grandes empresas é um custo a menos com documentação dentre outros benefícios. Com certeza o quarto eixo veio pra ficar.

Reply
Cleber Alves Pereira 24/12/2021 - 19:59

Putz os proprietários de bitrem ficaram putos!!

Reply
Francisco Gonzaga 24/12/2021 - 19:54

A grande maioria da malha viária do Brasil, foi projetada para carga de no máximo 27 toneladas. Ou seja, libera o peso, mas, nada se fala de infra estrutura para o setor. Diante disso, nossas rodovias, não acompanharam o desenvolvimento das máquinas que temos hoje.

Reply
André kirchhof de Vargas 24/12/2021 - 19:23

Vergonhoso uma carreta , porque tem mais que um eixo carregar mais que um bitrem que distribui a carga em duas carretinha ,o jeitinho como sempre ,logo quero ver as pontes aguentar tudo estas brecha na lei ,vai ter restrição como o bitrem? Não né!!!anda livre por todo território nacional e aja estrada.

Reply
Airton 24/12/2021 - 19:01

Quem não entende do assunto é melhor ficar calado.

Reply
Juraci matos da silva 24/12/2021 - 14:53

Teve ser produtor de milho soja etc

Reply
Juraci matos da silva 24/12/2021 - 14:50

Pessoal do Contran ministério dos transportes e infraestrutura não intendi nada de transporte e muito menos de caminhão e cargas é colicar um deles pra ir atras de caminhão desse tipo de SP até o pernambucano atras de um deles…

Reply
Daniel 24/12/2021 - 14:49

E mais uma vantagem anda com o 4° eixo levantado carregada só pra Passa em balança q abaixa

Reply
Daniel 24/12/2021 - 14:42

Pouca vergonha mesmo uma 4 eixo com o ptb mais q o bitrem isso é só no Brasil mesmo

Reply

Deixe um comentário!