PRF do Ceará flagra tritrem com 19 toneladas de excesso de peso

por Blog do Caminhoneiro

No último sábado, um caminhoneiro foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal no Ceará por transportar uma carga com 19.375 quilos de excesso de peso. A abordagem ocorreu em Jaguaribe, no KM 303 da BR-116.

De acordo com os agentes, o caminhão Volvo FH 540 transportava três semirreboques, criando a composição conhecida como carreta tritrem. Os policiais verificaram de acordo com a documentação fiscal que a carreta estava carregando cerca de 68 toneladas de milho.

Somados com o peso do caminhão e dos semirreboques, a carga e a carreta pesavam no total 93.375 quilogramas, 19.375 a mais que o permitido pela legislação para este tipo de veículo., que são 74 toneladas.

O motorista foi autuado pelas infrações de transitar com o veículo com excesso de peso e com excesso na capacidade máxima de tração. Além de infração de trânsito, a conduta também configura a contravenção penal de dirigir veículos na via pública pondo em perigo a segurança alheia.

O transporte de cargas com excesso de peso afeta o funcionamento do veículo devido à sobrecarga em suas peças, bem como dificulta a manobrabilidade e o controle do motorista sobre o caminhão, pois devido às massas elevadas, os tempos de frenagem total e aceleração são aumentados consideravelmente. Veículos acima do peso permitido também causam danos a estradas e pontes, como buracos, deslocamentos de asfalto e outros danos estruturais.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!