Uma das principais equipes do Dakar é desclassificada por motivos políticos

por Blog do Caminhoneiro

A MAZ Sportauto é uma das principais equipes do Dakar, tradicional competição off-road que acontece em janeiro de cada ano. Porém, para a edição 2022, a equipe foi desclassificada pela organização do evento, aparentemente por motivos políticos.

A MAZ é uma fabricante de caminhões estatal, pertencendo ao governo do Belarus, que recebe diversas sanções impostas pela União Europeia. Nesta semana, o nome dos competidores da equipe da montadora foram retirados do site oficial do Dakar, e os caminhões, que seguiam para ser embarcados para a Arábia Saudita, foram impedidos de continuar a viagem.

A equipe tinha três caminhões inscritos no Dakar, com os pilotos, navegadores e mecânicos, respectivamente:

502 – Sergei Viazovich, Pavel Haranin, Anton Zaparoshchanka;
507 – Aliaksei Vishneuski, Maksim Novikau, Siarhei Sachuk;
517 – Aliaksandr Vasileuski, Aliaksandr Shved, Vital Muryleu

A equipe diz que não foi informada sobre os motivos da desclassificação, e segue sem entender realmente o que aconteceu. Em julho deste ano, a União Europeia aprovou um novo pacote de sanções a Belarus, incluindo algumas sanções contra a MAZ.

A equipe é uma das principais competidoras do Dakar nos caminhões, ao lado da russa Kamaz e da italiana Iveco, participando desde 2012 em todas as edições subsequentes.

A organização do Dakar não divulgou nenhuma informação oficial sobre isso.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

1 comentário

Anderson Julian de Souza 10/12/2021 - 15:02

Infelizmente os seres humanos são muito idiotas, criam sanções politicas que prejudicam o povo,como se o humano é diferente por ser de determinado paiz, travam guerras onde quem morre é o povo e os que declaram a guerra ficam seguros comendo e bebendo do melhor com o dinheiro do seu povo. A guerra mais justa é dar uma espada acada lider do pais e aquele que quiser guerra desafia o outro pais pessoalmente, que aceita ou não que seu lider vá para a batalha.

Reply

Deixe um comentário!