Caminhões elétricos Volvo passam a contar com um novo recurso de segurança

por Blog do Caminhoneiro

A Volvo anunciou o lançamento de uma nova tecnologia de segurança para seus caminhões elétricos, o Active Grip Control. de acordo com a montadora, o sistema patenteado consegue melhorar significativamente a estabilidade, aceleração e frenagem dos caminhões, mesmo nas condições mais escorregadias.

O sistema trabalha em conjunto com os motores elétricos, e controla a força gerada entre as rodas e a estrada instantaneamente, para evitar que as rodas patinem ou derrapem.

Testes realizados com o Volvo FH Electric em uma superfície de baixo atrito com uma carreta carregada mostraram 45% de melhoria na aceleração total.​​

“A melhora ao subir uma estrada escorregadia e de cascalho é realmente impressionante. Acredito que isso aumentará a produtividade, principalmente para nossos clientes de construção”, diz Anna Wrige Berling, Diretora de Tráfego e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.

No caso de uma derrapagem, sensores permitem que o sistema de controle do veículo reaja às condições da superfície da estrada e utilize os motores elétricos do veículo, juntamente com outros atuadores, de forma inteligente para ajudar o motorista a permanecer na estrada.

O novo recurso também foi projetado para reduzir o risco do “L” e sobreesterço ao dirigir sem carga.

“Com o Active Grip Control, estamos dando aos nossos motoristas uma capacidade ainda maior de atravessar estradas e terrenos difíceis – mesmo durante as condições mais desafiadoras. Esta é uma função única que o Grupo Volvo tem protegido por patentes”, explica Anna Wrige Berling.

O recurso também melhora significativamente a frenagem dos caminhões elétricos, já que o sistema pode ser usado para frenagem regenerativa controlada sem usar o freio de serviço. Isso aumenta a eficiência, pois mais tempo é gasto na regeneração, permitindo uma experiência de frenagem mais suave.

O recurso Active Grip Control estará disponível nos caminhões pesados ​​Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX Electric, usados ​​para operações regionais de transporte e construção. Futuramente, uma versão do recurso também estará disponível em caminhões com motores a diesel ou GNL.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!