Projeto ANITA: A MAN usará caminhões autônomos em operação portuária na Alemanha

por Blog do Caminhoneiro

A MAN vai testar alguns caminhões TGX em uma operação de transporte parcialmente autônoma na Alemanha. A iniciativa é parte do projeto ANITA, ou Autonomous Innovation in Terminal Operations. Nesse caso, os caminhões operam completamente autônomos dentro de terminais de carregamento e portos, e são dirigidos por um motorista convencional nas estradas.

Inicialmente, toda a operação dentro dos terminais foi analisada pela empresa Hochschule Fresenius, e parte dos equipamentos receberam sistemas de comunicação, para “avisar” ao caminhão autônomo suas posições com grande precisão.

“Graças ao bom trabalho das empresas parceiras e à criação do planejamento da missão, agora podemos iniciar as próximas etapas de desenvolvimento do nosso caminhão ANITA. Isso nos aproxima cada vez mais do nosso objetivo de usar o caminhão autônomo na movimentação de contêineres. Esses test drives de projeto também nos fornecerão, como MAN, mais conhecimento para o desenvolvimento da futura condução autônoma no tráfego em rotas definidas entre terminais logísticos”, diz Amelie Jacquemart-Purson, gerente de projeto da MAN.

Além disso, os sistemas do terminal de contêineres da DB Intermodal Services e o terminal intermodal da DUSS foram integrados ao software do sistema autônomo do caminhão. Com isso, o caminhão consegue falar a mesma língua das empresas, agilizando os processos logísticos.

De acordo com a MAN, os primeiros testes totalmente autônomos deverão ocorrer no final deste ano.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!