Caminhoneiros são os profissionais que mais morrem no Brasil

por Blog do Caminhoneiro

Números obtidos pelo Portal Salário mostram que os caminhoneiros são os profissionais que mais morrem no Brasil. De acordo com dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, 5.237 motoristas profissionais do transporte de cargas foram desligados de empresas por morte entre janeiro e dezembro de 2021.

Os dados são ainda mais preocupantes por se levar em consideração somente os caminhoneiros que trabalham sob regime CLT. Profissionais autônomos que tenham morrido não são contabilizados.

Entre os estados, o maior número de mortes de profissionais do volantes acontece com trabalhadores de São Paulo e do Paraná. Ao todo, 1.789 caminhoneiros paulistas e 633 paranaenses faleceram em 2021. Minas teve 580, Santa Catarina 454 e Rio Grande do Sul 365.

Boa parte dessas mortes é ligada a acidentes de trânsito, causados especialmente por longas jornadas, pouco descanso e pressão pela realização de entregas, além de doenças ocupacionais e mesmo o Covid-19. O levantamento não detalha o tipo de morte que ocorreu com os trabalhadores.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!