CaminhõesDestaquesNotíciasNotícias

Negociação de caminhões usados cai 26,4% em janeiro

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores (Fenabrave), mostram que as vendas de veículos usados, em todos os segmentos, tiveram queda em janeiro, com a negociação de 842.751 unidades no primeiro mês do ano, ante 1.159.994 negociadas em janeiro de 2021.

“Assim como acontece no mercado de novos, a comercialização de usados também foi afetada por fatores como a seletividade e o custo de crédito, e a queda no poder de compra da população, além da própria escassez de veículos novos, que interfere no mercado, já que muitos usados ou seminovos são negociados no processo de compra de um zero quilômetro”, afirma José Maurício Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.

Para a entidade, o mercado de usados está se estabilizando, após registrar altas históricas em 2021, e já teve outros meses de retração das vendas, entre setembro e novembro de 2021.

“As vendas de veículos usados vinham em um ritmo muito forte, na primeira metade do ano, e, no segundo semestre, notamos um ajuste no ritmo. Tivemos um aumento de oferta de alguns veículos novos, cujas fábricas conseguiram melhores volumes de produção, e essa acomodação em usados ocorre naturalmente”, destacou.

Caminhões

O segmento de caminhões registrou a venda de 20.485 unidades em janeiro, ante 26.893 no mesmo mês do ano passado. Essa redução nas vendas totaliza uma queda de 23,83% no comparativo com janeiro de 2021.

RECOMENDADO  Mercado de implementos rodoviários tem queda de 4,2% em 2024

Na comparação com dezembro de 2021, a queda é ainda maior, de 26,4%. No último mês do ano passado foram comercializados 27.832 caminhões usados.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading