3 gramas de cola foram suficientes para erguer um caminhão de 17 toneladas

por Blog do Caminhoneiro

Colas são usadas pela humanidade há milhares de anos. Mas, nos últimos séculos, houve uma grande revolução nas fabricantes desses produtos, que inovam e conseguem obter adesivos cada vez mais potentes.

A Delo, uma empresa fabricante de adesivos industriais da Alemanha, não teve melhor ideia do que levantar um caminhão de 17,2 toneladas usando apenas 3 gramas de um novo adesivo especial. O feito foi realizado em junho de 2019, e quebrou um recorde mundial.

Dois pequenos cilindros de alumínio, do tamanho de latas de refrigerante, foram unidos por 3 gramas de uma cola especial desenvolvida para o desafio. Depois de secar, os cilindros foram conectados a um guindaste, que foi usado para elevar o caminhão Mercedes-Benz a um metro de altura.

Para estabelecer o novo recorde, ele precisou ficar no ar por uma hora, sem que a cola se soltasse. Por segurança, o sistema contava com uma ligação extra, para evitar que, em caso da cola não suportar, o caminhão caísse no solo. Apesar disso, esse sistema não ajudou a segurar o veículo.

Nos últimos doze anos, esse recorde foi quebrado sete vezes, mas a empresa estava confiante que iria conseguir. Anteriormente, o Centro Aeroespacial da Alemanha levantou um caminhão de 16,09 toneladas com um sistema parecido.

Durante o evento, os 600 funcionários da Delo, político locais e o juiz oficial do Guinness World Records acompanharam a elevação do caminhão. Depois de uma hora, o recorde foi confirmado. Mas o caminhão ainda ficou pendurado por mais tempo, para a sessão de fotos.

“Conseguimos. O grande resultado é um sucesso absoluto da equipe, que também mostra como trabalhamos todos os dias. Não nos esquivamos dos desafios e sabemos que nossos adesivos podem chegar aos extremos”, disse com orgulho Sabine Herold, sócia-gerente da Delo.

Desde então, o recorde de “Maior peso levantado com cola não disponível comercialmente” permanece com a Delo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

7 comentários

Davi Pedro homem 19/03/2022 - 07:08

Bom dia os alemães são bons em tudo.

Reply
Mandair Dias de Almeida Dias 16/03/2022 - 19:25

Eu acredito muito no progresso e na tecnologia porém ,acho que tem muita Parafernalha agregada a comprovação da eficácia da cola em si ,o ideal seria colocar a ponta de um cabo no outro e puxar tipo cabo de guerra aí talvez a marmelada seria melhor aceita ….ou quem sabe colar a turbina de um avião e ir da uma volta com os engenheiros e químicos a bordo ….kkkk se vc confia no que faz bom voo

Reply
Igor Jean Liesenfeld 16/03/2022 - 15:28

Só pode ser mito a carga é transferida para os outros pinos e oleais, a peça colada certamente tá ali só pra bonito. Mitooo, quero ver só a peça numa ponta do cabo de aço e nas amarras do caminhão pra ver se levanta.

Reply
Roberto 16/03/2022 - 09:22

A evolução da tecnologia é extremamente fantástica.

Reply
Orlando Magrelas 15/03/2022 - 20:25

Olha !!!vai que cola..será que eles precisam de representante no BRASIL.

Reply
Carlos bass 15/03/2022 - 17:27

Tá bom… Acredito !!!!

Reply
jonin 15/03/2022 - 12:09

Usando cola maluca é facil ne kkkk

Reply

Deixe um comentário!