Petrobras diz que não vai reduzir o valor dos combustíveis

por Blog do Caminhoneiro

No último dia 11 de março, a Petrobras anunciou um grande aumento de preços para o diesel, gasolina e gás de cozinha, devido ao aumento do valor do petróleo no mercado internacional, em decorrência do ataque da Rússia à Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro.

De acordo com a estatal, foi feito um monitoramento constante da volatilidade dos preços no mercado internacional, e quando foram observados preços em patamares consistentemente elevados, foram aplicados os reajustes.

Nos últimos dias, o valor do barril do petróleo no mercado internacional estabilizou, fechando, na data de ontem, em US$ 117,97. O valor do dólar também está baixando, fechando em R$ 4,94 na tarde de ontem.

Apesar dessa situação, a Petrobras não vai reduzir os valores neste momento. Em um comunicado publicado em seu site, a estatal diz que monitora a situação internacional, mas que não vai alterar valores agora para evitar desabastecimento.

“Nos últimos dias, observamos redução dos níveis de preços internacionais de derivados, seguida de forte aumento no dia de ontem. Nossa Companhia tem sensibilidade quanto aos impactos dos preços na sociedade e mantém monitoramento diário do mercado nesse momento desafiador e de alta volatilidade, não podendo antecipar decisões sobre manutenção ou ajustes de preços”, diz a nota.

A Petrobras reforçou que, apesar das baixas dos valores do petróleo e dólar, o momento ainda é de incerteza, e qualquer movimentação no exterior poderá aumentar o valor do petróleo novamente.

“Seguimos em ambiente de muita incerteza, com aumento na demanda por combustíveis no mundo, num momento em que os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia impactam a oferta, gerando uma competição no mundo pelo fornecimento de produtos, o que reforça a importância de que os preços no Brasil permaneçam alinhados ao mercado global para assegurar a normalidade do abastecimento e mitigar riscos de falta de produto”, finaliza a nota.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!