Scania fornece caminhão elétrico para transporte de 74 toneladas
A partir de maio, um caminhão Scania totalmente elétrico irá operar no transporte de cargas com 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado na Suécia. A aquisição do veículo, um dos elétricos mais pesados do mundo, foi feita pela mineradora e metalúrgica Boliden, da Suécia.
O caminhão será usado em operações de curtas distâncias, em rotas de cerca de 30 km, entre uma mina e um local de recebimento. O uso do veículo será analisado pela Scania, visando ampliar a eletrificação de caminhões para a Boliden no futuro.
“Mostramos mais uma vez que as soluções totalmente elétricas para veículos pesados já estão aqui. O desenvolvimento é incrivelmente rápido! É muito importante que a infraestrutura acompanhe o fato de que mais clientes darão esse passo. Também é incrivelmente valioso trabalhar neste tipo de conceito para operação de eletricidade pesada com empresas como a Boliden, que querem impulsionar o desenvolvimento, principalmente na área climática”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.
Para poder operar com cargas mais pesadas, o caminhão recebeu componentes mais fortes, baseados nos modelos diesel atuais. A entrega deve ser realizada até o mês de maio de 2022.
Esse caminhão vai operar dentro um um projeto chamado de REEL, Regional Electrified Logistics, uma iniciativa liderada pela empresa CLOSER e realizada com o apoio do programa Vehicle Strategic Research and Innovation (FFI) do governo, para promover a transição para um sistema de transporte eletrificado de mercadorias no mercado sueco.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro