União Europeia cria programa de melhoria de áreas de descanso para caminhoneiros

A criação de uma nova rede de estacionamentos, seguros e de qualidade, foram o tema de uma discussão da Comissão da União Europeia em abril. Com isso, a UE passa a adotar uma nova série de regras para a criação desses espaços, visando melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros e evitar possíveis crimes, como o roubo de combustíveis.

“A nossa rede rodoviária carece de áreas de estacionamento seguras o suficiente. Hoje tomamos medidas concretas para garantir que os motoristas profissionais na UE possam trabalhar e descansar em boas condições nas estradas europeias”, disse Adina Valean, Comissária Europeia dos Transportes.

Um dos primeiros passos é a criação de uma classificação, de acordo com níveis de segurança, para as áreas de segurança existentes. Elas serão classificadas como bronze, se forem mais inseguras, passando para prata, ouro e platina, quando a segurança for 100%.

Isso vai permitir que os transportadores escolham os locais de acordo com o índice de segurança, evitando parar em áreas onde comumente ocorrem delitos.

As áreas de descanso também precisarão ter banheiros completos, restaurantes e conexão com a internet, por exemplo, para poderem se enquadrar nas exigências da União Europeia.

Das mais de 300 mil vagas de estacionamento para caminhões em áreas de descanso espalhadas por toda a Europa, apenas 7 mil estão em locais classificados como completamente seguros.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Ford AA Konings Siam – O curioso caminhão duplo da década de 1930 Conheça a rodovia mais longa do Brasil Velho caminhão americano é transformado em carro de passeio muito estiloso Você sabia que o 1° FNM produzido no Brasil era bicudo Conheça os coloridos caminhões do Paquistão