CaminhõesCaminhoneiroDestaquesNotíciasRodovias

União Europeia cria programa de melhoria de áreas de descanso para caminhoneiros

A criação de uma nova rede de estacionamentos, seguros e de qualidade, foram o tema de uma discussão da Comissão da União Europeia em abril. Com isso, a UE passa a adotar uma nova série de regras para a criação desses espaços, visando melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros e evitar possíveis crimes, como o roubo de combustíveis.

“A nossa rede rodoviária carece de áreas de estacionamento seguras o suficiente. Hoje tomamos medidas concretas para garantir que os motoristas profissionais na UE possam trabalhar e descansar em boas condições nas estradas europeias”, disse Adina Valean, Comissária Europeia dos Transportes.

Um dos primeiros passos é a criação de uma classificação, de acordo com níveis de segurança, para as áreas de segurança existentes. Elas serão classificadas como bronze, se forem mais inseguras, passando para prata, ouro e platina, quando a segurança for 100%.

Isso vai permitir que os transportadores escolham os locais de acordo com o índice de segurança, evitando parar em áreas onde comumente ocorrem delitos.

As áreas de descanso também precisarão ter banheiros completos, restaurantes e conexão com a internet, por exemplo, para poderem se enquadrar nas exigências da União Europeia.

RECOMENDADO  100 toneladas de excesso de peso são flagradas pela PRF no Rio Grande do Sul

Das mais de 300 mil vagas de estacionamento para caminhões em áreas de descanso espalhadas por toda a Europa, apenas 7 mil estão em locais classificados como completamente seguros.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading