Anglo American desenvolve caminhão fora de estrada a hidrogênio

A empresa multinacional Anglo American anunciou o desenvolvimento de um protótipo de caminhão fora de estrada movido a hidrogênio. O caminhão, que é o maior veículo terrestre movido pelo combustível que não polui, será usado na mina Mogalakwena, na África do Sul, em operação normal.

O caminhão conta com uma célula de hidrogênio capaz de produzir até 2MW de eletricidade, sendo mais potente que a versão a diesel do mesmo caminhão . Ele pesa 220 toneladas e pode transportar até 290 toneladas de minério, totalizando 510 toneladas de peso total.

Depois de um período de testes, a empresa espera iniciar um processo amplo de conversão da frota atual de caminhões fora de estrada a diesel para usarem o sistema de célula de combustível. O hidrogênio usado nos caminhão é chamado de hidrogênio verde, sendo produzido a partir de fontes renováveis, com baixo impacto ambiental.

“Estamos incrivelmente orgulhosos do que nossa equipe, trabalhando com parceiros especializados, alcançou em menos de três anos. Esta é realmente uma inovação de classe mundial e comprova nossa visão técnica e determinação para oferecer um futuro mais limpo e inteligente para a mineração”, disse Tony O’Neill, Diretor Técnico da Anglo American.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta Uso do celular aumenta entre motoristas Rebite – Um grande vilão nas estradas Volkswagen apresenta caminhão conceito Optimus