Empresa desenvolve tecnologia que pode acabar com o tombamento de caminhões

por Blog do Caminhoneiro

O número de tombamentos é o mais alto entre todos os tipos de acidentes envolvendo caminhões no Brasil. Nesse tipo de acidente são causados os maiores danos, e, a cada 100 óbitos de caminhoneiros em acidentes, 45 acontecem quando o caminhão tomba.

Outra estatística também aponta que, na grande maioria dos casos, cerca de 90%, é um acidente “Solitário”, que não tem outro veículo envolvido. Vários fatores transformam o tombamento em um acidente grave.

É o caso do impacto da lateral esquerda da cabine com o asfalto, ou com obstáculos na rodovia, como guard-rail, muretas, pedra ou barranco, que acabam invadindo a cabine e ferindo o motorista, ou mesmo a falta do uso do cinto de segurança, que pode fazer o motorista ser jogado dentro da cabine, devido ao efeito chicote do tombamento.

Pensando em minimizar esse elevado potencial de danos, a empresa Anjo lançou o S-Track, um dispositivo eletrônico que funciona como um copiloto dentro da cabine, avisando o caminhoneiro sobre a necessidade de adequação da velocidade para fazer as curvas com maior segurança.

Toas as informações das rodovias são armazenadas na própria inteligência do aparelho, não sendo necessária conexão com a internet. Veja mais detalhes no vídeo abaixo. Para mais detalhes sobre o produto, acesse o site www.anjo.mobi.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

1 comentário

Chuck 11/05/2022 - 14:10

Um sistema pra avisar o motorista que ele tá fazendo m…..

Reply

Deixe um comentário!