Crash tests com caminhões são impressionantes
Milhões de caminhões rodam por estradas de todo o planeta diariamente. Infelizmente, uma parcela desses veículos acaba se envolvendo em diversos tipos de acidentes, e, devido ao peso e tamanho, acabam causando danos muito maiores do que os causados por automóveis.
As montadoras investem muito tempo e dinheiro em projetos e desenvolvimentos, especialmente na estrutura das cabines, garantindo que, caso aconteça um sinistro, o motorista sofra o mínimo possível.
Boa parte das montadoras já cria caminhões com o conceito de célula de sobrevivência na cabine, com estruturas reforçadas, pensadas para se deformar de forma programada, dissipando o máximo de energia, sem comprometer o habitáculo.
Atualmente, entidades como a Euro NCAP não realizam testes com veículos acima de 3,5 toneladas. Em boa parte, isso se deve ao tamanho dos veículos e quantidade de energia produzida em caso de acidente.
A Euro NCAP já destacou que nem pretende realizar esses testes com caminhões e cavalos mecânicos, afirmando que os protocolos adotados atualmente não são adequados para esses veículos.
As montadoras, para garantir que tudo está nos parâmetros do desenvolvimento, realiza diversos testes com protótipos, sendo que os testes de colisão e tombamento são os mais impressionantes. Montadoras como Volvo e Scania, referências em segurança, até utilizam imagens dos testes como uma forma de publicidade, para destacar o quanto seus veículos são bem projetados.
Outros testes, como os realizados pela Dekra, mostram os impressionantes danos causados a automóveis que se envolvem em acidentes. Por exemplo, um caminhão rodando a 43 km/h atingindo um automóvel e outro caminhão.
E quando esses vídeos são divulgados, impressionam. Veja alguns exemplos nos vídeos abaixo.
Obrigado pelo conteúdo e parabéns pela matéria. Seu trabalho é muito importante, informar é passar pra frente o que não fica pra traz…