CaminhõesCuriosidadesDestaquesNotíciasVídeos

Será que os freios perdem eficiência em marcha à ré?

Registros de caminhões que, por um motivo ou outro, não conseguem vencer uma ladeira íngreme e acabam voltando de ré tem sido compartilhados seguidamente nas redes sociais. Alguns incidentes do tipo causam apenas sustos, mas outros trazem prejuízos e até mesmo riscos à vida de pessoas.

Além de milhares de visualizações, esse tipo de vídeo traz dúvidas sobre a eficiência dos freios em marcha à ré. Será que um caminhão tem menos capacidade de frenagem para trás do que tem para a frente?

De acordo com o engenheiro Rubem Penteado de Melo, consultado pelo Blog do Caminhoneiro, até existe uma pequena redução na eficiência do sistema em marcha à ré, exclusiva dos caminhões equipados com freios a tambor. Caminhões que tenham freios a disco não sentem essa diferença.

Apesar de ser muito pequena, a diferença se dá pelo sentido de abertura dos patins das lonas de freio. Quando o caminhão segue para a frente, quando o freio é acionado, os patins se abrem de forma inversa ao sentido de rotação do tambor.

Quando está em marcha à ré, o sentido de abertura é o mesmo da rotação do tambor de freio. Mesmo com essa diferença, por conta do projeto dos freios, a redução de eficiência entre um sentido e outro de frenagem tende a ser ínfima.

Para o engenheiro, esse tipo de ocorrência pode ser dar mais pela baixa eficiência dos freios. Especialmente na questão de manutenção, regulagem e substituição de componentes desgastados.

RECOMENDADO  Produção em larga escala do Tesla Semi é iniciada nos Estados Unidos

“Em marcha à ré, o freio traseiro aciona, mas com baixa eficiência por lona gasta, lona desregulada, catraca afastada”, disse o engenheiro.

Atualmente, todo veículo nacional, inclusive caminhões, deve contar com sistemas de freio mais eficientes, o famoso ABS, um sistema antitravamento do sistema que garante maior dirigibilidade ao veículo e menor distância total de parada.

RECOMENDADO  Caminhões antigos supervalorizam nos Estados Unidos por terem menos tecnologia

E, para homologação de qualquer veículo em território nacional, são feitos diversos testes, inclusive de frenagem, garantindo que o conjunto pare no menor tempo possível, em qualquer situação. Mas, para que tudo funcione corretamente, manutenção preventiva e corretiva são essenciais.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo