Sistema de direção dos caminhões bitruck precisa de uma complicada fórmula para funcionar

Talvez você já tenha notado que veículos dotados de segundo eixo direcional, como acontece com os populares bitrucks, tem diferenças entre a viragem do primeiro conjunto de rodas e o segundo.

Basicamente, os pneus do segundo eixo direcional esterçam menos do que os pneus do primeiro eixo, e isso é necessário para evitar que haja desgaste excessivo dos pneus e também para que o raio de giro seja o menor possível para aquele veículo.

Mas, para se chegar ao ângulo correto de viragem para cada eixo, os fabricantes e implementadores precisam seguir uma complexa fórmula matemática, chamada de geometria de Ackerman, que faz com que o esterçamento seja conforme a necessidade de cada curva.

A geometria de Ackermann foi patenteada por Rudolph Ackermann, em 1817, para resolver o problema de giro em carruagens.

Essa mesma fórmula faz com que os pneus do mesmo eixo também virem de formas diferentes, mesmo em automóveis ou caminhões 4×2, por exemplo. Normalmente, o pneu que está por dentro da curva acaba virando mais do que o pneu de fora.

Em todo veículo, esse ângulo de viragem é medido a partir do centro das rodas traseiras, e muda conforme a distância que existe entre os eixos. E o ângulo de giro das rodas que estão no segundo eixo direcional precisam conincidir com o ângulo de giro das rodas do eixo dianteiro, para que a curva seja efetuada sem arrastar os pneus.

RECOMENDADO  ARTIGO: Não existe caminhão Wanderleia. Alterar a distância entre o 3º e 4º eixos não aumenta a capacidade "legal" do caminhão bi-truck

Isso fica ainda mais complicado quando se pensa que é somente um sistema que comanda a viragem dos dois eixos, precisando que os componentes sejam projetados de forma a atender corretamente esse ângulo exigido.

Por isso é muito importante realizar modificações em caminhões com a consciência de que uma pequena mudança, como na suspensão ou direção, poderá acarretar uma série problemas, especialmente o desgaste acelerado de componentes.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading