Volvo apresenta ônibus totalmente elétrico na LatBus

Maior evento de ônibus da América Latina, a Latbus segue até amanhã no São Paulo Expo, com diversas novidades para o segmento. Entre os destaques, está o novo Volvo BZL, uma chassi de ônibus totalmente elétrico desenvolvido pela montadora sueca.

Com zero emissões, o Volvo BZL é um veículo para as cidades que planejam avançar em descarbonização e melhorar a qualidade do ar por meio de um transporte público eficiente, podendo ser equipado com 3 a 5 pacotes de baterias de lítio níquel cobalto óxido de alumínio (NCA) de 94kWh cada, dependendo da aplicação a que for destinado.

“O BZL traz toda a nossa experiência em ônibus elétricos, que há anos circulam na Europa. Com esse novo chassi, poderemos contribuir para o transporte público sustentável também em outros mercados”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina.

O modelo foi apresentado na Europa no ano passado, e já tem unidades rodando no Reino Unido e Austrália.

Com autonomia de até 300km, ideal para o ciclo urbano, as baterias do veículo podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno. Além disso, é possível fazer recargas rápidas, de 6 minutos, nos pontos finais de linha, através de um carregador de teto.

“O modelo é movido por um ou dois motores elétricos de 200kW cada, instalados na parte traseira, com um torque total de 800Nm para os dois propulsores”, explica Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Por conta do torque linear fornecido pelos propulsores elétricos, a transmissão possui apenas duas velocidades.

O BZL oferece múltiplas opções de encarroçamento. Está projetado para carrocerias de 9 a 13,2 metros de comprimento, com capacidade para até 90 passageiros, com ar-condicionado. O veículo pode ser dotado de ar-condicionado totalmente elétrico e também calefação elétrica para os passageiros.

Dados técnicos

Comprimento do chassi: 11,815mm.
Trem-de-força: Motor elétrico, potência máxima um/dois motores 200/400kW
Caixa de câmbio: Transmissão automatizada Volvo de duas velocidades
Recarga: OppCharge, potência máxima de 300 kW / CCS2, potência máxima 150kW
Capacidade de armazenagem de energia: até 470kWh.

Deixe um comentário!

Ford AA Konings Siam – O curioso caminhão duplo da década de 1930 Conheça a rodovia mais longa do Brasil Velho caminhão americano é transformado em carro de passeio muito estiloso Você sabia que o 1° FNM produzido no Brasil era bicudo Conheça os coloridos caminhões do Paquistão