Novo modelo DAF é o ‘Caminhão Internacional do Ano 2023’

Durante a IAA, que acontece em Hannover, é feita a escolha do International Truck of the Year 2023 (Caminhão Internacional do Ano), por um painel especializado de jornalistas de toda a Europa. Neste ano, para esse júri, o caminhão de maior destaque é o novo DAF XD, voltado à distribuição regional e operações vocacionais.

O novo DAF XD traz uma ampla variedade de versões, além de uma versão totalmente elétrica, que pode passar dos 500 quilômetros de autonomia.

O júri responsável pela escolha é composto por 24 jornalistas e editores das maiores publicações sobre transporte da Europa. Na edição anterior do prêmio, a DAF também havia se consagrado campeã, com a nova linha XF, XG e XG⁺.

Para concorrer ao prêmio, o caminhão precisa ter sido lançado ou receber atualizações importantes nos doze meses anteriores, para se tornar a contribuição mais significativa no setor de transportes.

A escolha se baseia em vários fatores, como inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, economia de combustível, pegada ambiental e Custo Total de Propriedade (TCO).

“Com a introdução da nova série XD, a DAF entregou um caminhão de distribuição de última geração que estabelece uma nova referência em sua classe. A linha de caminhões melhora significativamente a visão direta e indireta, e a segurança, um fator chave para os veículos de distribuição. Além disso, a eficiência do veículo e o conforto do motorista estão introduzindo um novo padrão neste segmento”, destacou Gianenrico Griffini, presidente do prêmio.

Outros destaques ficaram por conta da posição de dirigir e visibilidade, que foi aprimorada no modelo DAF com o novo para-brisa e maiores janelas laterais. Além disso, o caminhão pode contar com uma nova janela na porta, para reduzir os pontos cegos na lateral direita.

“Esses recursos, juntamente com a câmera de visão lateral e o sistema de visão digital opcional que substitui os espelhos principais tradicionais, melhoram a segurança dos usuários vulneráveis ​​da estrada de maneira impressionante”, completou Griffini.

O júri também pontou positivamente o conjunto de motor e caixa de câmbio do modelo, composto pelos novos motores Paccar MX-11 e a caixa de câmbio ZF TraXon.

“Ganhar o Prêmio de Caminhão Internacional do Ano 2023 é um reconhecimento maravilhoso para nossos funcionários e revendedores da DAF. Isso prova que o DAF XD define o novo padrão da indústria para clientes em aplicações profissionais e de distribuição, oferecendo segurança, eficiência e conforto de primeira classe”, disse Harald Seidel, presidente da DAF Trucks.

Deixe um comentário!

Ford AA Konings Siam – O curioso caminhão duplo da década de 1930 Conheça a rodovia mais longa do Brasil Velho caminhão americano é transformado em carro de passeio muito estiloso Você sabia que o 1° FNM produzido no Brasil era bicudo Conheça os coloridos caminhões do Paquistão